Mais quatro atletas entraram para o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil, nesta terça-feira (13).
A festa, no Rio de Janeiro, reuniu homenagens a Daiane dos Santos, da ginástica artística, Edinanci Silva, do judô, Gustavo Kuerten, do tênis, e Afrânio Costa, do tiro esportivo.
Uma comissão avaliadora escolheu os novos representantes em 2024. “Se queremos que o Brasil seja uma nação esportiva, para um dia ser uma potência olímpica, não podemos apagar a nossa história”, disse Marco La Porta, presidente do COB.
Guga Kuerten foi tricampeão em Roland Garros, na França, e chegou a ser número 1 do mundo. “Como é que pode aquele menino magrelo e desengonçado ter feito isso?”, brincou durante o discurso da premiação.
Daiane dos Santos representou a ginástica brasileira em três edições de Jogos Olímpicos. Edinanci Silva foi a primeira judoca brasileira a participar de quatro edições de Jogos Olímpicos: Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.
O prêmio de Afrânio da Costa foi entregue à familiares. O atleta faleceu em 1979. Ele foi o responsável por conquistar a primeira medalha brasileira na história dos Jogos Olímpicos, a prata na prova de pistola livre, em 1920.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Daiane dos Santos e Gustavo Kuerten entram para o Hall da Fama do COB no site CNN Brasil.