Deputados e senadores brasileiros usaram as redes sociais para lamentar a morte do ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica. O político morreu nesta terça-feira (13) aos 89 anos de idade.
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que Mujica “provou ao mundo que é possível fazer política com simplicidade, coerência e compromisso com os que mais precisam”.
“Mujica foi gigante por suas ideias e por sua entrega ao povo. Seguiremos sua luta por um mundo mais justo, igualitário e sustentável”, escreveu Lindbergh em publicação no X. O líder também divulgou um comunicado em nome da bancada petista na Câmara.
“Nós, deputados e deputadas do PT, expressamos nossas mais profundas condolências à sua família, amigos e ao povo uruguaio. O mundo perdeu hoje um líder excepcional, cujo exemplo de integridade e humanidade viverá em nossa memória coletiva”, consta no comunicado.
A ministra das Relações Institucionais e deputada federal licenciada Gleisi Hoffmann (PT-PR) também homenageou Mujica em publicação no X.
“Dedicou a vida ao ideal de um mundo melhor e mais justo. Lutou por esse ideal de todas as formas possíveis, inclusive pelo exemplo de vida que nos legou. Foi amigo do Brasil e do nosso povo, conquistou a juventude e foi admirado por onde passou”, publicou Gleisi.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que Mujica foi o maior líder humanitário da geração. “No Uruguai, Mujica ajudou a aprovar leis libertárias, implementou programas sociais e criou uma forte conexão com seu povo. Isso porque havia coerência nas ideias que ele defendia: ele era íntegro e vivia de modo simples”, escreveu no X.
A líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Talíria Petrone, afirmou que Mujica foi “um grande exemplo“.
“De coragem, quando guerrilheiro. De visão de longo alcance, quando presidente. De humildade, como militante. Sua contribuição fica pra sempre. Que possamos fazer da América Latina e do mundo lugares que honrem tua memória”, escreveu a deputada no X.
A deputada Duda Salabert (PDT-MG) afirmou que Mujica “semeou mudanças na América Latina”. “Inspirou-nos em vida e revelou ainda mais coragem quando viu aproximar sua partida, sem jamais abrir mão da verdade”, escreveu a parlamentar em publicação no X.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Parlamentares brasileiros lamentam morte de Pepe Mujica no site CNN Brasil.