Mujica pediu para ser enterrado com Manuela, sua cadela que morreu em 2018

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, que morreu aos 89 anos nesta terça-feira (13), queria ser enterrado com Manuela, sua famosa cadela de três patas, que morreu em 2018.

Apesar dos problemas de saúde que já enfrentava, em dezembro do ano passado, Mujica recebeu a CNN em sua chácara em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, para uma reflexão sobre a vida aos 89 anos.

Ciente de que estava no crepúsculo da vida, ele deixou para trás respostas tão afiadas quanto aforismos.

Ao falar sobre a iminência da morte, Mujica disse que gostaria de ser cremado e que as cinzas fossem levadas até sua propriedade rural para serem enterradas no local onde também está enterrada sua cadela Manuela, sob uma árvore sequoia.

A cadela, que perdeu uma das patas em um acidente envolvendo um trator, era considerada a favorita entre seus animais de estimação (a chácara é ocupada por vários cães, gatos e galinhas).

Em uma entrevista à BBC, em 2015, ele chamou a cadela de “a integrante mais leal” que teve em seu governo.

Manuela morreu em 2018 após acompanhar o ex-presidente por 22 anos. “Quanto mais conheço os humanos, mais amo os cães”, disse o uruguaio.

Naquela ocasião da entrevista à CNN, Mujica também disse que não acreditava na existência de Deus.

Veja fotos do ex-presidente do Uruguai

“Pessoalmente, acho que a vida é a aventura das moléculas, e que este pedaço mordido do planeta é o céu e o inferno, tudo em um”, disse ele.

“Viemos do nada e iremos para o nada. Mas espero estar errado. E espero que haja vida após a morte e tudo mais, mas não acredito nisso.”

Mujica foi diagnosticado com um câncer de esôfago em abril de 2024. Como resultado da radioterapia, enfrentou problemas nos rins.

Ao jornalista Darío Klein, da CNN, ele disse: “As pessoas que me trataram do câncer disseram que já tínhamos matado o câncer. O que não me disseram é que deixaram um buraco como este e que ele precisa ser preenchido… e a reprodução celular em uma pessoa idosa é um desastre. Então, eu estou lá, tapando o buraco.”

“O que eu sinto é que estou sem forças. Ando no trator por uma hora, depois termino e tenho que ficar deitado um pouco”, acrescentou.

“Minha juventude se foi. É por isso que discuto com os jovens: eles não valorizam o que têm, não se dão conta disso.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mujica pediu para ser enterrado com Manuela, sua cadela que morreu em 2018 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.