Fantástico visitou casa sem luxo onde Mujica morava enquanto era presidente do Uruguai; veja vídeo


Casa ficava poucos quilômetros fora da capital Montevidéu, já saindo do asfalto. Em uma determinada curva, era possível avistar um campo de acelga. Mais adiante, quando o Fantástico o entrevistou, havia somente um carro da polícia e dois guardinhas: o único sinal de que alguém importante vive na região. Fantástico visita e mostra a vida simples e sem luxo do presidente do Uruguai
O Fantástico visitou a casa simples onde ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica decidiu morar enquanto estava no poder. O programa passou há 12 anos, quando ele tinha por volta dos 77 anos – Ele morreu nesta terça-feira (13).
A casa ficava poucos quilômetros fora da capital Montevidéu, já saindo do asfalto. Em uma determinada curva, era possível avistar um campo de acelga. Mais adiante, quando o Fantástico o entrevistou, havia somente um carro da polícia e dois guardinhas: o único sinal de que alguém importante vive na região.
A porteira da chácara estava aberta para o Fantástico e uma cadela de três patas, chamada Manuela, logo apareceu. A cachorra morreu em 2018, seis anos depois que o programa foi ao ar.
Cachorrinha Manuela acompanhava ex-presidente em eventos
Pablo Porciuncula/AFP
Perguntado à época sobre quem é esse Pepe Mujica, ele respondeu: “Um velho lutador social, da década de 50, pelo menos, com muitas derrotas nas costas, que queria consertar o mundo e que, com o passar dos anos, ficou mais humilde, e agora tenta consertar um pouquinho alguma coisa”.
Ainda jovem, Mujica se envolveu no MLN – Movimento de Libertação Nacional – e ajudou a organizar os tupamaros, grupo guerrilheiro que lutou contra a repressão. Foi preso pela ditadura militar e torturado.
🤔 Mas onde deveria ser a casa do presidente? No bairro Prado, a paisagem é de casarões antigos, da velha aristocracia uruguaia. É onde está a residência Suarez y Reyes, destinada aos presidentes – esse deveria ser o endereço de Pepe Mujica, mas ele nunca passou sequer uma noite no local. O palácio de arquitetura francesa, de 1908, só é usado em reuniões de trabalho.
Mujica tinha horror ao cerimonial e aos privilégios do cargo. Achava que presidente não tinha que ter mais que os outros. Recebia o equivalente a R$ 25 mil de salário e doava quase tudo para instituições de caridade.
“A casinha de teto de zinco é suficiente”, disse ele ao Fantástico à época. “Que tipo de intimidade eu teria em casa, com três ou quatro empregadas que andam por aí o tempo todo? Você acha que isso é vida?”, questiona Mujica.
Mujica já foi chamado de “presidente mais pobre do mundo” pela imprensa internacional. Além da propriedade, ele tinha um fusca azul e um trator – que pega na base do jeitinho (veja o vídeo acima). Ele governou o país entre 2010 e 2015.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.