Pepe Mujica: Relembre histórico de saúde do ex-presidente do Uruguai

O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, que morreu aos 89 anos nesta terça-feira (13), lutava contra um câncer de esôfago desde o ano passado.

Um dia antes da morte, a esposa de Mujica, Lucía Topolansky, disse a jornalista Marcela Demora da rádio uruguaia Sarandí, que o marido estava em “estágio terminal“ e passava por “cuidados paliativos“.

“Nesta fase, eles estão tentando mantê-lo sem dor, capaz de dormir e livre de ansiedade”, afirmou Topolansky segundo a jornalista na segunda-feira (12).

“Estou com ele há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim; foi o que prometi. O que tentamos fazer é preservar a privacidade da nossa família, mas com um personagem como o Pepe, é meio impossível”, ela acrescentou, de acordo com a jornalista.

Entenda o histórico de saúde de Mujica

O ex-presidente do Uruguai divulgou o primeiro diagnóstico de câncer durante uma coletiva de imprensa em abril do ano passado.

Como consequência da radioterapia para combater o tumor maligno, Mujica tinha “uma patologia renal”, e passou por diversas internações e cirurgias no último ano.

Durante uma entrevista para um veículo uruguaio Búsqueda em janeiro, Mujica revelou que o câncer se espalhou por todo o seu corpo.

“O câncer no esôfago está se espalhando em meu fígado. Não consigo impedir isso com nada. Por quê? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Não posso passar por tratamento bioquímico ou cirurgia porque meu corpo não aguenta”, expressou na época.

Ele explicou que o tratamento era complexo por uma doença imunológica que tinha há mais de 20 anos. “[Isso] afetou, entre outras coisas, os rins, o que cria óbvias dificuldades para quimioterapia e cirurgia”.

Após passar por 32 sessões de radioterapia para combater o tumor, Mujica anunciou que não faria nenhum outro tratamento e revelou que pediu aos médicos que não o fizessem “sofrer às custas da família”.

Mujica usou a entrevista de janeiro para pedir por privacidade: “o que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”, disse na época.

Ele vivia recluso em seu sítio, em Rincón del Cerro, zona rural de Montevidéu, capital do Uruguai. No local ele recebia veículos de impressa e aliados políticos.

Quem foi Pepe Mujica?

Mujica, presidiu o Uruguai entre 2010 e 2015. Após deixar o poder, foi senador até 2020. Ele liderava o Movimento de Participação Popular do partido esquerdista Frente Ampla.

Nos anos 1970, Mujica foi guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros e acabou preso de 1972 a 1984.

Seu estilo pouco afeito a luxos durante a presidência o tornou conhecido e admirado ao redor do mundo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pepe Mujica: Relembre histórico de saúde do ex-presidente do Uruguai no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.