Nesta terça-feira (13), o Banco Central informou que ainda estão disponíveis R$ 9,13 bilhões em valores esquecidos por pessoas físicas e jurídicas em bancos e outras instituições financeiras. A quantia considera os dados consolidados até o mês de março deste ano. As informações são do g1.
O sistema de consulta do Banco Central, que permite verificar se há recursos a receber, segue ativo mesmo após o término oficial do prazo de resgate, inicialmente previsto para 16 de outubro de 2024. Apesar de o Congresso Nacional ter autorizado, em 2024, que esses valores fossem recolhidos pelo governo, o Ministério da Fazenda declarou que esse processo não está em andamento no momento.




A única forma de verificar a existência de valores é por meio do site oficial do Banco Central, disponível no endereço https://valoresareceber.bcb.gov.br. O sistema é válido tanto para pessoas vivas quanto para falecidas, além de empresas.
Para receber os valores, é necessário informar uma chave PIX. Caso o solicitante não possua uma chave cadastrada, deve entrar em contato com a instituição que detém o valor ou criar uma chave e retornar ao sistema para finalizar a solicitação.
No caso de falecidos, a consulta pode ser feita por herdeiros, representantes legais, inventariantes ou testamentários, sendo necessário o preenchimento de um termo de responsabilidade. Após a verificação, é preciso seguir as instruções da instituição para concluir o processo de saque.