Entenda a condenação de Gerárd Depardieu

O ator francês Gerárd Depardieu, 76, foi condenado por assédio sexual. Considerado como um dos nomes mais emblemáticos do cinema da França, o ator foi sentenciado a 18 meses de prisão.

Depardieu não compareceu à sessão que determinou a sentença, realizada nesta terça-feira (13).

Coincidentemente, a condenação foi proferida no mesmo dia em que começou o Festival de Cinema de Cannes. Já no evento, as pessoas opinaram sobre o caso Depardieu.

 

Depardieu enfrentou um número crescente de alegações de agressão sexual nos últimos anos, o que colocou em evidência a forma como as mulheres são tratadas na indústria cinematográfica. No total, mais de uma dúzia de mulheres o denunciaram, mas nem todas entraram na justiça contra o ator.

Entenda abaixo os pontos chave da condenação.

Qual foi a condenação de Gerárd Depardieu?

Um Tribunal de Paris considerou Depardieu culpado de assediar sexualmente duas mulheres em um set de filmagem em 2021 e lhe aplicou uma pena de 18 meses de prisão, ou seja, um ano e meio.

O Ministério Público solicitou ao tribunal que condene Depardieu a uma pena suspensa de 18 meses de prisão e a uma multa de 20 mil euros (cerca de R$ 126 mil).

Apesar de ter sido divulgado que a pena de prisão foi seguida, não há informações sobre a multa.

O que diz Gerárd Depardieu sobre os casos de assédio?

Depardieu sempre negou qualquer irregularidade na sua conduta no set e seu advogado chegou a pedir que as acusações contra ele fossem retiradas.

Ao negar a agressão sexual durante este processo, Depardieu argumentou perante o tribunal que não considerava uma agressão sexual colocar a mão nas nádegas de uma pessoa e que algumas mulheres fica chocadas com muita facilidade.

O que as vítimas falaram

Uma das duas mulheres a entrar com ação, Amelie K, uma decoradora de cenários, disse no tribunal que o ator a apalpou por todo o corpo enquanto a prendia entre suas pernas e fazia comentários sexuais explícitos.

“Ele tocou em tudo, inclusive em meus seios”, lembrou ela. “Eu estava apavorada, ele estava rindo.”

A defesa de Amelie K descreveu a determinação como uma “bela decisão” que reconheceu as vítimas de Depardieu.

Amelie disse que estva muito “emocionada e satisfeita” com a decisão judicial. “Para mim, é verdadeiramente uma vitória e um passo para o futuro. Nós estamos nos movendo para frente. Obrigada, obrigada. A justiça foi feita, eu sinto isso.”

Qual será o próximo passo da defesa de Depardieu?

O juiz Thierry Donard, que determinou a sentença, afirmou que duas testemunhas corroboraram o relato dela, enquanto Depardieu, que não estava presente na decisão, foi contraditório em seus próprios relatos.

O advogado de Depardieu, Jeremie Assous, falou com a imprensa após a sentença ter sido proferida. “Ele obviamente irá recorrer”, falou Assous. “Chegamos a um novo estágio, o que significa que, atualmente, a própria defesa, nesse tipo de julgamento, não é mais aceita. Obviamente, o Tribunal de Apelação irá sancionar esse tipo de decisão, pois é uma negação dos direitos de defesa.”

Os promotores dizem que ele deveria enfrentar julgamento em uma investigação separada de estupro, após alegações apresentadas pela atriz Charlotte Arnould, 29, que disse não suportar mais permanecer em silêncio.

*Com informações da Reuters

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda a condenação de Gerárd Depardieu no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.