Nos últimos meses, uma tendência de beleza invadiu o TikTok com a promessa de trazer novas experiências olfativas a partir de fragrâncias completamente personalidades. Batizada de layering de perfumes, a técnica sugere sobrepor essências para alcançar um aroma exclusivo.
Embora a ideia seja simples e prática, não basta apenas borrifar um perfume em cima do outro. Ainda que essa aplicação, sem muito critério, seja interessante, na maioria das vezes resulta em um odor contrário ao desejado.
Mas afinal, o que é layering de perfumes?
À CNN, César Veiga, perfumista do Grupo Boticário, explica que a prática nasceu no Oriente Médio, consistindo na sobreposição de dois ou mais aromas para a criação de uma assinatura única, intensificando a potência de uma nota ou prolongando a fixação de uma fragrância.
“Essas combinações fluem de forma muito orgânica e individualizada. Realizamos estudos de ordem de segurança e performance para identificar a indicar as combinações e, de fato, a ordem das camadas não altera o resultado. Um ponto que influencia diretamente é a quantidade de fragrância aplicada. Por isso, indicamos iniciar com duas borrifadas de cada componente e avaliar o efeito”, comenta.
Carla Verçosa, gerente de Marketing e Produto da Yes! Cosmetics, conta ainda que é como montar um look. “Você pode misturar os estilos, até ousar um pouquinho, mas precisa ter harmonia”, garante. “O segredo do layering está em entender as notas olfativas e como elas se comportam na pele. Não é só misturar, é harmonizar. Tem que testar, sentir e ajustar até encontrar aquela combinação que tem a ver com você”, acrescenta à CNN.
Por que o TikTok abraçou o layering de perfume?
Segundo César, existe um prazer em descobrir combinações inusitadas que funcional. “É quase como um processo criativo que transforma a rotina em um momento de descoberta”, diz. Não é a toa que a tendência tem crescido nos últimos dois anos, impulsionada principalmente pelo TikTok, onde atingiu pico de interesse no segundo semestre de 2024.
“O layering, de certa forma, se tornou uma forma divertida e muitas vezes acessível de criar uma assinatura com personalidade e intenção. A graça está justamente nessa descoberta”, pontua Carla. “A geração Z ama experimentar, customizar e gosta de fazer do cotidiano uma forma de expressão. O TikTok virou esse laboratório de ideias, então quando uma trend permite que você brinque, ensine, mostre seu gosto e ainda gere conteúdo visual, é sucesso”.
Hype ou foco na experiência?
Os profissionais também concordam que há uma alteração na mudança no perfil do consumidor. Agora, eles seguem bem mais atentos a qualidade do produto, a performance e o que ele desperta emocionalmente. “As pessoas querem sentir que a fragrância traduz sua personalidade, que tem história e desperta sensações. Essa mudança valoriza a autenticidade e desafia o mercado a ir além do rótulo”, entrega César.
“Hoje, o que as pessoas realmente buscam é a conexão. Querem que o perfume diga algo sobre elas, que represente quem são ou o momento que estão vivendo. É muito mais do que seguir uma marca desejo. O interesse é explorar, descobrir e criar identidade”, adiciona Carla.
Criando o layering ideal
O primeiro passo para criar uma boa combinação é entender o que você deseja expressar: leveza, sofisticação, sensualidade ou frescor, por exemplo. Na sequência, é hora de observar quais famílias olfativas predominam nas fragrâncias que você já tem em casa e buscar acordes que se complementam.
“A base desse ritual inclui a aplicação de um desodorante colônia ou eau de parfum como fundação, sendo complementada por um body spray para reforçar a presença olfativa”, explica César, reforçando que o cosmético fixa melhor com a pele hidratada, já que retém melhor as moléculas.
“Indico começar por um aroma mais leve como base (florais ou cítricos, por exemplo) e vir com um mais intenso por cima, como amadeirados, orientais ou gourmands”, sugere Carla.
E mais – veja cinco dias para acertar na combinação
- Comece com uma fragrância leve e vá construindo camadas;
- Fique na mesma família olfativa ou em famílias que se complementam;
- Evite misturar aromas muito intensos e aposte num contraste equilibrado;
- Teste na pele e não no ar porque a reação muda completamente no corpo;
- Não deixe de hidratar a pele antes, assim a fragrância poderá fixar ainda mais.
Aplicativo te ajuda a encontrar o perfume ideal; entenda como usar
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sobreposição de fragrâncias? Entenda a técnica layering de perfumes no site CNN Brasil.