Vídeo mostra momento em que tornado destrói pavilhão no RS; veja vídeo

Na tarde da última sexta-feira (9), um vídeo registrou o momento em que um pavilhão desaba em Erval Grande, no norte do Rio Grande do Sul, durante a passagem de um tornado.. O fenômeno climático durou cerca de 15 minutos e foi o suficiente para provocar destruição em massa, segundo o Corpo de Bombeiros.

A ventania começou por volta das 14h50 e deixou um rastro de estragos: casas foram destelhadas, plantações devastadas e árvores centenárias arrancadas. O município decretou situação de emergência.

Mais de 280 imóveis foram danificados

“Podia ter derrubado todas as paredes da minha casa. Atingiu cobertura. Árvores centenárias tombaram na nossa propriedade Aqui, era um cercado de ovelha. Sem ideia de quando a gente vai reerguer isso daqui, mas tem que tocar a vida. Graças a deus meus filhos estão bem”, relatou a professora Nelci Grando Carminati, que é moradora da cidade.

Dados preliminares da Defesa Civil de Erval Grande apontam que 285 imóveis sofreram algum tipo de dano. Cerca de 55 famílias precisaram deixar suas casas, e 23 empresas e barracões industriais foram atingidos, além de quase 50 km de redes elétricas danificadas. Aproximadamente 70 hectares de plantações de eucalipto, pinus e citros também foram afetados. Mesmo com os danos extensos, não houve feridos, conforme informado pela prefeitura local.

“Momento de darmos as mãos, a gente está muito abalado ainda (…) não tivemos vítimas, mas são bens materiais que tem suor de uma família, de um pai, de uma mãe, que lutaram a vida toda e em questão de 15 minutos eles perderam tudo”, afirmou o prefeito Suzinei Schneider.

Outros municípios do RS também foram afetados

Entre os dias 8 e 9, cidades do Rio Grande do Sul enfrentaram chuvas intensas e ventos fortes. Cachoeira do Sul registrou 188 mm de chuva, ultrapassando em 56% a média mensal prevista de 120 mm em apenas um dia.

Segundo a Defesa Civil estadual, 39 municípios reportaram danos como quedas de árvores, muros, alagamentos e destelhamentos. Aulas chegaram a ser suspensas em algumas regiões. Felizmente, não houve vítimas em nenhuma das ocorrências.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou que a instabilidade foi causada pelo avanço lento de uma frente fria. Alertas foram emitidos, sendo vermelho para áreas do Oeste, Centro e Sul, e laranja para o restante do estado, indicando risco de tempestades severas.

Veja o vídeo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.