Uma expressiva demonstração de fé reuniu mais de 15 mil fiéis na tarde deste domingo (11) na tradicional procissão em honra a Nossa Senhora de Fátima. O cortejo teve início na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz e culminou com a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Estreito, após cerca de uma hora e meia de percurso. A celebração contou com a presença do Arcebispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Onécimo Alberton.
A procissão encerrou o IV Cerco de Jericó do Santuário, uma semana de orações ininterruptas centradas no tema “Eucaristia: o pulsar do coração da Igreja”, realizado entre 3 de maio e concluído na noite de sábado.
O padre Mário José Raimondi, pároco e reitor do Santuário, destacou o significado da procissão: “Celebramos a solenidade de Nossa Senhora de Fátima, comemorada em 13 de maio, e renovamos a fé do nosso povo. Esta tradição une gerações e se consolidou como patrimônio cultural e imaterial da cidade.”
Durante o trajeto, a imagem de Nossa Senhora foi conduzida por um caminhão do Corpo de Bombeiros, acompanhada por três crianças representando os pastorinhos de Fátima – Lúcia, Francisco e Jacinta –, que testemunharam as aparições de Nossa Senhora e do Anjo de Portugal na Cova da Iria, em Fátima (Portugal), entre 1916 e 1917.
A procissão, que remonta a 1926, ano da inauguração da Ponte Hercílio Luz, foi retomada em 2022, coincidindo com a primeira edição do Cerco de Jericó do Santuário de Fátima.

O post Multidão de fiéis celebra Nossa Senhora de Fátima em procissão histórica apareceu primeiro em Informe Floripa.