Na manhã do último domingo (11), um balão de ar quente pegou fogo e caiu durante o Primeiro Festival de Balões, parte da Feira Enrique Estrada 2025, deixando uma pessoa morta e duas feridas no município de Enrique Estrada, no estado de Zacatecas, no México. O acidente é alvo de uma investigação criminal por parte das autoridades locais.
O evento fazia parte das festividades em homenagem a San Isidro Labrador, padroeiro dos agricultores, e costuma reunir a comunidade para celebrações culturais e religiosas. As autoridades confirmaram que uma vítima morreu no local e outras duas pessoas sofreram queimaduras de primeiro grau, sem gravidade.





Secretário do estado classifica tragédia como “incidente lamentável”
O secretário-geral de Zacatecas, Rodrigo Reyes, lamentou o ocorrido e afirmou que a resposta ao acidente foi imediata. Em comunicado, ele reforçou a importância de reforçar a segurança em eventos públicos e declarou:
“Solicitamos ao Ministério Público Estadual que realize as investigações correspondentes para esclarecer os fatos e determinar as responsabilidades. Instamos todas as autoridades municipais a fortalecer seus mecanismos de verificação para evitar esses tipos de riscos durante suas atividades e festividades”.
A Promotoria do Estado de Zacatecas informou que duas pessoas suspeitas de serem responsáveis pela organização do evento tentaram fugir do local após o incêndio. A polícia conseguiu localizar e apreender o veículo supostamente utilizado por elas. O caso agora é investigado como homicídio culposo, além de lesões e abandono de pessoa.
Veja o vídeo: