O papa Leão XIV reabriu os aposentos papais do Palácio Apostólico, removendo os lacres que haviam sido colocados após a morte do Papa Francisco em 21 de abril.
Após a oração Regina Caeli (Rainha do Céu, em português) no domingo (11), sua primeira mensagem dominical à multidão na Praça de São Pedro desde sua eleição como pontífice, o papa também visitou a Capela Sistina.
Veja o vídeo:
Em discurso durante a benção, ele fez um apelo por paz na Ucrânia e Gaza. O Vaticano disse que mais de 100 mil pessoas estiveram presentes.
Leão XIV é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e era relativamente desconhecido no cenário mundial antes do conclave da semana passada.
Ele serviu por décadas como missionário no Peru antes de se tornar cardeal e assumir um alto cargo no Vaticano há dois anos.
Pedido pela libertação de jornalistas
Nesta segunda-feira (12), o papa Leão XIV se reuniu aos jornalistas do mundo. A audiência começou por volta das 6h (horário de Brasília), 11h no horário local, na sala Paulo VI.
O pontífice se direcionou aos profissionais falando sobre aqueles presos por exercerem a profissão de jornalista e disse que a imprensa livre deve ser defendida.
“O sofrimento destes jornalistas presos diz respeito à consciência das nações e a comunidade internacional, chamando a todos para guardar o bem precioso da liberdade de imprensa. Obrigado queridos amigos pelo seu serviço à verdade”, disse ele.
Leão XIV pediu também o fim de uma polarizada “guerra de palavras” feita de ataques partidários e ideológicos, e que não se dê espaço ao fanatismo e ao ódio.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Vídeo: Leão XIV reabre apartamento papal no Palácio Apostólico no site CNN Brasil.