Morador fica frente a frente com onça-parda no meio da rua; veja vídeo

Na última quarta-feira (7), uma onça-parda foi registrada por câmeras de segurança circulando por uma rua do bairro Gioppo, em Caçador, município do Meio-Oeste de Santa Catarina. Em um dos vídeos de uma câmera de segurança, um morador aparece a poucos metros do felino, que caminhava pela via e se assustou com um cachorro latindo.

A Polícia Militar Ambiental confirmou a presença do animal e informou que, além do caso no bairro Gioppo, não houve novos avistamentos ou registros de ataque. O sargento Osmar Sônego, comandante da corporação no município, afirmou que há suspeita de que a onça-parda tenha se abrigado em uma área de mata próxima.

Segundo o sargento, a população foi orientada sobre os procedimentos em caso de novo contato com o animal. “Evitar qualquer tentativa de aproximação ou confronto com o felino é fundamental. Caso se sinta acuado, o animal pode reagir de forma agressiva”, explicou. Ele também reforçou que ferir ou tentar capturar o animal é considerado crime ambiental.

Espécie é o maior felino presente em Santa Catarina

Também conhecida como leão-baio ou puma, a onça-parda é o maior felino encontrado no estado. Pode atingir até 1,5 metro de comprimento e pesar cerca de 70 quilos. Apesar de ser uma espécie nativa, avistamentos em áreas urbanas são incomuns e costumam ocorrer em situações de deslocamento ou perda de habitat.

O município de Caçador tem cerca de 73 mil habitantes e fica em uma região com áreas de vegetação nativa próximas à zona urbana. A PM Ambiental segue monitorando a área.

Veja o vídeo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.