O governo russo acusou a Polônia de russofobia nesta segunda-feira (12), após o governo polonês fechar o consulado russo em Cracóvia devido ao suposto envolvimento da inteligência russa em um incêndio criminoso no ano passado.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a alegação de que Moscou estaria por trás de um grande incêndio em um shopping center de Varsóvia era totalmente infundada.
Antes de declarar o fechamento, a Polônia convocou o embaixador russo.
As relações já tensas entre Varsóvia e Moscou atingiram novos níveis desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.
A Polônia afirma que seu próprio papel como centro de ajuda a Kiev a tornou alvo de sabotagem, ataques cibernéticos e desinformação russos — alegações que Moscou nega.
Em outubro, a Polônia anunciou o fechamento do consulado russo em Poznan devido a suspeitas de tentativas russas de sabotagem.
A Rússia também fechou o consulado polonês em São Petersburgo em resposta.
Além de Cracóvia e Poznan, a Rússia tem um consulado em Gdansk e sua embaixada em Varsóvia.
Em março, promotores lituanos acusaram a inteligência militar russa de orquestrar um ataque incendiário a uma loja da IKEA em Vilnius, ocorrido três dias antes do incêndio em um shopping center na vizinha Polônia.
A Rússia negou envolvimento nos ataques incendiários.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Moscou acusa Polônia de “russofobia” após consulado ser fechado na Cracóvia no site CNN Brasil.