Na tarde da última sexta-feira, (9), um tornado atingiu o município de Erval Grande, no norte do Rio Grande do Sul, provocando destruição em áreas urbanas e rurais. O fenômeno extremo teve duração de aproximadamente 20 minutos e deixou um rastro de prejuízos materiais, embora não tenha causado feridos. As informações são da UOL.
De acordo com a Defesa Civil local, os ventos intensos começaram por volta das 14h45 e atingiram principalmente a zona rural. Mais de 250 casas foram danificadas e cerca de 40 famílias tiveram de deixar suas residências, sendo acolhidas por parentes e amigos. As linhas Goio En, Ervalzinho, Secção Sete de Setembro, Pinhalzinho, Pranchão e Portela estão entre as mais afetadas.




Tornado causou queda de energia e perdas nas plantações
A força do vento provocou a queda de postes, árvores e redes de energia, danificando mais de 50 quilômetros de infraestrutura elétrica e deixando parte da cidade sem luz. A maioria das propriedades afetadas ainda está sem fornecimento de energia elétrica. Segundo estimativas iniciais, cerca de 30 hectares de plantações de eucalipto foram completamente destruídos.
Equipes da prefeitura, da Defesa Civil e da concessionária de energia trabalham desde as primeiras horas da tarde de sexta para liberar acessos bloqueados, reparar os danos e prestar apoio às famílias atingidas. A administração municipal está elaborando um plano emergencial para garantir assistência às vítimas do desastre.
Veja o vídeo: