Negociadores de alto escalão do Irã e dos Estados Unidos retomaram, neste domingo (11), as negociações sobre o programa nuclear de Teerã, informou a mídia estatal iraniana, em um esforço para avançar enquanto Washington endurece sua posição antes da visita do presidente americano, Donald Trump, ao Oriente Médio.
Embora Teerã e Washington tenham afirmado preferir a diplomacia para resolver a disputa de décadas, permanecem profundamente divididos em relação a várias linhas vermelhas que os negociadores terão que contornar para chegar a um novo acordo nuclear e evitar futuras ações militares.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, e o enviado de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, realizarão a quarta rodada de negociações em Mascate por meio de mediadores omanenses, apesar de Washington ter assumido uma posição dura em público que, segundo autoridades iranianas, não ajudaria nas negociações.
Araqchi, antes de partir para Mascate, disse à TV estatal iraniana que espera negociações “construtivas”, “preservando, ao mesmo tempo, as posições de princípio da República Islâmica do Irã”.
Witkoff disse ao Breitbart News na quinta-feira (8) que a linha vermelha de Washington é: “Sem enriquecimento. Isso significa desmantelamento, sem armamento”, exigindo o desmantelamento completo das instalações nucleares iranianas em Natanz, Fordow e Isfahan.
Reagindo aos comentários de Witkoff, Araqchi disse no sábado que o Irã não comprometeria seus direitos nucleares, que incluem o enriquecimento de urânio.
“O Irã tem uma posição bem conhecida, baseada em princípios claros, e avançamos em um caminho completamente direto. Nossa posição é totalmente transparente. O programa nuclear iraniano se baseia em fortes fundamentos legais e legítimos, e todos os seus aspectos pacíficos sempre estiveram, e continuarão a estar, sob a supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Isso faz parte dos direitos do povo iraniano e não está sujeito a negociação ou compromisso”, disse ele à televisão estatal IRIB no domingo.
Teerã está disposta a negociar algumas restrições à sua atividade nuclear em troca do levantamento das sanções, segundo autoridades iranianas, mas encerrar seu programa de enriquecimento ou entregar seu estoque de urânio enriquecido estão entre as “linhas vermelhas do Irã que não podem ser comprometidas” nas negociações.
Nas ruas de Teerã, os iranianos disseram estar esperançosos com um resultado pacífico para as negociações, mas cautelosos com as táticas agressivas de negociação de Trump.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Posição do Irã é clara, diz ministro após retomada de negociações nucleares no site CNN Brasil.