O governo federal acaba de lançar o SinPatinhas, um sistema nacional gratuito que promete transformar a forma como tutores e autoridades lidam com a identificação de cães e gatos. A plataforma permite o registro digital dos animais e a emissão de uma carteirinha com QR Code, que funciona como uma espécie de RG para pets.
Qualquer tutor pode registrar o animal – sejam pessoas físicas, ONGs ou órgãos públicos. O processo é totalmente online e sem custos. Com o documento gerado, é possível anexar o QR Code à coleira do animal. Isso facilita a identificação caso ele se perca: quem encontrar o pet pode escanear o código e acessar os dados do responsável.





“É possível emitir, sem custo, um documento que funciona como uma espécie de ‘RG animal’”, informa o governo.
Veja como fazer o RG digital do pet
Para emitir a carteirinha, basta acessar o site do SinPatinhas, fazer login com a conta Gov.br e preencher os dados do pet. As informações do tutor já são automaticamente carregadas pelo sistema. Após o cadastro, o documento pode ser baixado ou impresso para uso imediato.
O SinPatinhas também tem um papel estratégico para o monitoramento da população animal no Brasil. Os dados servirão de base para ações de saúde pública, como campanhas de castração e controle de zoonoses.
“Os dados do SinPatinhas serão fundamentais para mapear a população de cães e gatos no Brasil, indicando quantos vivem em lares, quantos estão em situação de rua, e quais já foram castrados ou microchipados”, informa o governo.
Segundo estimativas oficiais, o país abriga cerca de 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos. Destes, aproximadamente 35% vivem em abrigos ou nas ruas. Com o novo sistema, é esperado que melhore o controle populacional por meio de ações de castração em massa.