Em quatro meses, 79 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito no Acre: ‘É preciso conscientizar’


Em Cruzeiro do Sul, o Detran-AC reforça ações de conscientização durante a campanha Maio Amarelo. Em 4 meses, 79 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito em Cruzeiro do Sul
Entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 71 acidentes em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre. Esses acidentes deixaram 79 pessoas feridas, segundo o Pelotão de Trânsito da Polícia Militar (PM-AC).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Para reforçar as fiscalizações e sensibilizar os condutores sobre os cuidados no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está com ações nas ruas durante a campanha Maio Amarelo.
Maio Amarelo é um movimento internacional que tem a intenção de chamar a atenção da sociedade para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito. Este ano tem o tema da campanha é ‘Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana’.
“A maioria dos acidentes que acontecem aqui nós sabemos que é devido a engenharia da cidade, aclives e declives e os acidentes que mais acontecem são nos cruzamentos que os condutores não respeitam realmente a preferência”, explicou o comandante do Pelotão de Trânsito, Antônio Avelino.
LEIA MAIS:
Cidade no AC tem 30 acidentes de trânsito em janeiro e polícia faz alerta contra imprudência
Homem morre cinco dias após acidente entre carro e moto no interior do Acre
Levantamento aponta bairros com mais registros de acidentes
Reprodução
Ainda conforme o levantamento do pelotão, 59% dos acidentes registrados estão concentrados em apenas seis bairros do município, entre eles estão: Centro, 25 de agosto e João Alves.
De janeiro a abril, foram feitas 64 operações, o que dá uma média de 16 por mês. Durante essas verificações, 367 condutores foram flagrados dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A
Outros 56 motoristas misturaram bebida e direção e tiveram resultado positivo no teste do bafômetro e dois foram conduzidos para delegacia por consumo de álcool.
Campanha
A coordenadora de Educação para o Trânsito no Juruá, Gabriela Lima, disse que durante as orientações, motoristas já foram flagradas pessoas sem habilitação ou embriagadas.
“Nas fiscalizações está sendo constatado que um grande número de pessoas não habilitadas e também dirigindo sob o efeito de bebidas alcoólicas estão circulando pelas vias. As nossas ações educativas são voltadas para conscientizar o condutor: se for beber não dirigir e ter muito cuidado no trânsito”, disse.
A coordenadora ainda frisou sobre a importância do mês e das ações que acontecem durante o Maio Amarelo.
“Visa chamar a atenção da sociedade como um todo para que nós possamos diminuir o número de sinistros [acidentes] e mortes no trânsito. Esse movimento do Maio Amarelo está acontecendo aqui em Cruzeiro do Sul e o Detran está intensificando as suas ações educativas em todo os municípios”, mencionou ela.
De acordo com o relatório do PM, os números acumulados nos últimos três anos reforçam o alerta. De 2023 a 2025, foram 193 acidentes de trânsito com mais de 210 vítimas entre feridos leves e graves. O número de mortes também preocupa: uma em cada ano, totalizando três vítimas de acidentes de trânsito em Cruzeiro do Sul.
Acidentes
Dados levantados pela 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) apontam que somente no primeiro mês deste ano, 30 acidentes foram registrados no município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, sendo um com vítima fatal, onde o motociclista Cleilsson Farias de Oliveira, de 30 anos, morreu cinco dias após acidente entre carro e moto.
De acordo com o pelotão de trânsito do município, fatores como o desconhecimento das leis de trânsito bem como condução sem a carteira nacional de habilitação contribuem para esse cenário.
Em um dos casos, um jovem de 16 anos foi apreendido após bater contra outra motocicleta no bairro Cruzeirão. Após o acidente, o adolescente foi encaminhado ao pronto-socorro para atendimento médico e, em seguida, conduzido à delegacia de polícia acompanhado por sua mãe.
Outro acidente que marcou o início de ano na cidade ocorreu na Rua Paraíba, no bairro do Colégio, envolvendo dois veículos. O motociclista Ericson Vagner Ferreira e um passageiro colidiram com um carro.
Segundo relatos, eles estavam descendo a ladeira e dois automóveis vinham no sentindo contrário quando um deles tentou fazer a ultrapassagem e acabou batendo na motocicleta que estava as duas vítimas. No local, os dois acabaram sendo arremessados contra um carro que estava estacionado.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.