
Mais de 10 mil moradores da Carolina do Norte (Estados Unidos) ficaram sem energia no início desta semana por um motivo inusitado: uma cobra.
O incidente foi registrado na região de Durham no dia 5 de maio, segundo informações divulgadas pela Duke Energy aos veículos locais WBTV, WSOC-TV e WNCN.
De acordo com a empresa, equipes encontraram uma cobra preta que teria tocado nas linhas de energia dentro de uma subestação elétrica, o que provavelmente causou a queda no fornecimento – Subestações têm a função de transformar voltagens e conectar diferentes redes de distribuição.
Os moradores ficaram sem energia por mais de 24h, informou a WNCN. A interrupção afetou as áreas de Durham, Forsyth e Gaston. Segundo a USA Today, ainda não se sabe exatamente como a cobra teve acesso aos equipamentos, nem se ela sobreviveu. O porta-voz da Duke Energy, Jeff Brooks, disse à WNCN que a empresa já adota diversas medidas para evitar incidentes provocados por animais, mas que, mesmo assim, eles ainda podem ocorrer. Segundo ele, a companhia está investigando como a cobra conseguiu acessar a estrutura, a fim de reforçar as proteções e evitar novos episódios.
Ainda de acordo com a USA Today, casos envolvendo animais não são raros. A organização Nature Conservancy estima que cerca de 13 milhões de pessoas fiquem sem energia todos os anos nos Estados Unidos por falhas causadas por animais, como cobras e aves.
Atualmente, a Carolina do Norte abriga 37 espécies de cobras, sendo seis delas venenosas, conforme informações da Comissão de Recursos da Vida Selvagem do estado.