Nesta sexta-feira (9), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve as datas confirmadas. O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que as provas acontecerão nos dias 9 e 16 de novembro, mantendo o tradicional formato em dois domingos seguidos. As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho.
A confirmação foi feita por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais do ministro. “O edital do Enem 2025 vem aí e aproveito a sexta-feira para antecipar a vocês as datas de inscrição e provas! Coloquem no calendário e marquem os amigos. Bons estudos!“, escreveu Santana em uma publicação no X, antigo Twitter.





O edital oficial ainda será publicado nos próximos dias, mas o cronograma já divulgado permite que os estudantes comecem a se planejar para o exame, que segue como a principal porta de entrada para universidades públicas e programas como Sisu, Prouni e Fies.
Saiba como será o Enem 2025
Caso seja mantido o mesmo formato dos últimos anos, o Enem contará com uma redação dissertativa-argumentativa e 180 questões objetivas distribuídas em quatro áreas do conhecimento.
Primeiro domingo – 9 de novembro:
- 45 questões de Linguagens (incluindo 40 de Língua Portuguesa e 5 de Inglês ou Espanhol)
- 45 questões de Ciências Humanas
- Redação
Segundo domingo – 16 de novembro:
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza
Além do uso para ingresso no ensino superior brasileiro, a nota do Enem pode ser aproveitada por quem deseja estudar fora do país, já que diversas instituições estrangeiras aceitam o resultado da prova como critério de seleção.