Um período de temperaturas elevadas, popularmente conhecido como “veranico”, dominou grande parte do Centro-Sul do Brasil nos últimos dias. No entanto, mudanças significativas são esperadas no padrão do tempo com a chegada do fim de semana.
O veranico de maio teve início na última terça-feira (6) e afetou áreas extensas do país, incluindo as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Durante este período, as temperaturas ficaram consideravelmente acima da média para esta época do ano.
Em muitas áreas, os termômetros registraram de 3 a 5 graus acima do normal, e em pontos específicos, como no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná, e sul de Mato Grosso do Sul, as temperaturas puderam passar dos 5 graus acima da média. Uma característica notável desse veranico é que o calor se intensifica mais no período da tarde.
Fim do Veranico
A previsão dos meteorologistas aponta que este veranico deve se encerrar nesta sexta-feira (9). A partir deste sábado (10), há uma tendência de as temperaturas diminuírem um pouquinho mais.
Uma nova frente fria está avançando pelo Sul do Brasil, sendo responsável por intensificar as condições de instabilidade em Santa Catarina e no Paraná. A frente fria também contribui para manter a chuva no Rio Grande do Sul e deve abrir caminho para que as instabilidades avancem em direção a SC e PR.
O sistema conta com o suporte de um forte transporte de umidade vindo do norte do país e ventos intensos em níveis altos da atmosfera, o que favorece o desenvolvimento de nuvens carregadas.
Chegada de frente fria
Com a chegada da frente fria ao Sul, há previsão de chuva se espalhar e ganhar força. O risco de temporais, granizo e rajadas de vento que podem alcançar até 90 km/h aumenta, especialmente em Santa Catarina e no Paraná.
Existe a previsão de tempestades com possibilidade de chuva volumosa e ventania, abrangendo o oeste de Santa Catarina e o oeste e sudoeste do Paraná. As áreas em incluem o centro e sudeste catarinense e grande parte do centro-oeste do Paraná, que estão em alerta para temporais.
As rajadas podem variar entre 71 e 90 km/h nas áreas em vermelho do mapa, como o centro-oeste de Santa Catarina e o oeste e sudeste do Paraná. A previsão indica rajadas entre 51 e 70 km/h.
A razão para esses ventos fortes está diretamente ligada ao contraste entre a massa de ar quente que domina o centro do Brasil e o ar mais frio que avança com a frente fria. Essa diferença de temperatura causa uma queda de pressão, aumentando o gradiente e acelerando os ventos.
Após o sábado, a tendência é de queda nas temperaturas em grande parte do Centro-Sul. Um bloqueio na atmosfera no centro do país tem influenciado as condições recentes, contribuindo tanto para o tempo seco e quente em algumas áreas quanto para a concentração de chuvas intensas.
Portanto, o fim de semana marca a transição do “veranico” para um cenário com temperaturas mais amenas após sábado, enquanto a frente fria continua atuando e trazendo instabilidade significativa para os estados do Sul.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Frente fria deve encerrar ‘veranico’: veja previsão para o fim de semana no site CNN Brasil.