O Papa Leão XIV provavelmente dará continuidade ao legado de seu antecessor na defesa da preservação ambiental e no serviço aos pobres e populações sofredoras do mundo, disse um amigo próximo à CNN.
“O Leão XIV continuará nos incentivando a estar atentos e a fazer o que pudermos para tornar este um mundo melhor para todos, o que significa cuidar das coisas que temos e que nos foram dadas — foram dadas para nós e para que as compartilhemos”, afirmou o reverendo Art Purcaro, vice-presidente assistente de missão e ministério da Universidade Villanova.
Purcaro e Robert Prevost, agora papa, serviram juntos pela primeira vez em uma missão agostiniana no norte do Peru, atendendo uma comunidade de agricultores pobres de subsistência. A dupla trabalhou junta entre Roma e o Peru por mais de duas décadas.
Eles conversaram antes de Prevost entrar no conclave. Prevost disse a Purcaro que havia ouvido seu nome sendo mencionado como possível candidato ao papado, mas que “não estava buscando nada”, dizendo que aceitaria “o que Deus quiser”.
“Ele é profundamente espiritual e tem sua fé como base sólida, não é uma pessoa ambiciosa. É reservado”, disse Purcaro.
O sacerdote acredita que o Papa Leão viverá com humildade, assim como fez o Papa Francisco, rejeitando o luxo e a pompa que às vezes acompanham o cargo.
“Quando o vemos vestido como está agora, podemos pensar em clero, hierarquia, distância, privilégio — o que não vejo como parte de sua natureza”, afirmou Purcaro. “Seria natural para o Papa Leão, assim como era para Bob Prevost, viver com humildade, simplicidade, de forma genuína e autêntica.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Prioridades do Papa Leão XIV incluem clima e serviço aos pobres, diz amigo no site CNN Brasil.