Quem é Santo Agostinho, citado no primeiro discurso do papa Leão XIV

Em seu primeiro pronunciamento aos fiéis, o papa Leão XIV afirmou ser “filho de Santo Agostinho”.

“Sou um filho de Santo Agostinho, agostiniano, que disse: “Convosco sois cristão, e para vós bispo”. Nesse sentido, podemos todos caminhar juntos rumo a essa pátria, à qual Deus nos preparou’”, pontuou.

Saiba mais abaixo sobre quem foi Santo Agostinho.

Quem foi Santo Agostinho?

Aurélio Agostinho nasceu em Tagaste, região onde hoje é a África mediterrânea, no dia 13 de novembro do ano 354.

Segundo a Província Agostiniana do Brasil, ele foi a Cartago aos 17 anos, onde se dedicou ao estudo e à leitura de livros.

Aos vinte anos, voltou a Tagaste como professor, junto a uma mulher e um filho, Adeodato, mas voltou pouco depois para Cartago.

Posteriormente, tornou-se professor em Roma e, em seguida, foi para Milão, onde ganhou a cátedra de retórica.

Lá, começou a assistir aos sermões do bispo Ambrósio. Foi batizado por Santo Ambrósio em abril de 387.

Posteriormente, Agostinho voltou à cidade de Hipona e foi sagrado bispo. Daí o nome com o qual também é conhecido: Agostinho de Hipona.

Com seu serviço pelos mais necessitados, também ficou conhecido como “Pai dos pobres”.

Agostinho escreveu 113 obras, sem contar as cartas – das quais se conservam mais de 200 – e os Sermões, segundo a Província Agostiniana.

“Dentre todas as obras, destacam duas pela genialidade: “A Cidade de Deus”, que representa a primeira tentativa de fazer uma interpretação cristã da história, e “As Confissões”, onde Agostinho manifesta sua fraqueza, que gera o mal, e a Deus, fonte de todo bem e Verdade absoluta”, destaca a Província.

Segundo a enciclopédia Britannica, a maioria dos pensadores e escritores em teologia e metafísica dos séculos posteriores foi influenciada por Agostinho.

Ele morreu aos 28 de agosto de 430 e seus restos mortais estão na cidade de Pavia, no norte da Itália.

Segundo o padre Brendan Coleman Mc Donald, Agostinho é um dos quatro doutores da Igreja Latina e foi canonizado por aclamação popular e reconhecido como Doutor da Igreja em 1292, pelo Para Bonifácio VIII.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem é Santo Agostinho, citado no primeiro discurso do papa Leão XIV no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.