O Gemini, chatbot de inteligência artificial do Google, começará a ser disponibilizado para crianças menores de 13 anos. A novidade será liberada aos poucos e apenas em contas que sejam gerenciadas pelos responsáveis.
O controle de acesso será feito pelo Google Family Link, aplicativo que permite definir limites de tempo, aprovar ou bloquear apps e acompanhar a localização dos pequenos. De acordo com a empresa, alguns recursos do Gemini ainda não estão disponíveis para crianças e podem variar de acordo com a região.
Segundo uma matéria publicada no The New York Times, as autorizações para inclusão dos menores de 13 anos serão feitas a partir de emails enviados aos responsáveis pelas contas a partir da próxima semana.
No site de perguntas e respostas do Google são feitas algumas recomendações para o uso do Gemini por crianças, como a supervisão para que elas não insiram informações pessoais ou sensíveis no chatbot e o acompanhamento para que elas não sejam expostas a conteúdos inadequados.
É sugerido também que os responsáveis ensinem a criança a checar as respostas pois a ferramenta está sujeita a cometer erros.
Como autorizar os menores a terem acesso ao Gemini
- Acesse familylink.google.com ou abra o app Family Link em seu aparelho;
- Selecione a criança que será liberada;
- Vá em Controles > Gemini > Apps do Gemini
- Ative ou desative os aplicativos desejados.
Veja também: Entenda como funciona o treinamento de inteligência artificial
Gemini 2.0: Google lança novo modelo de IA; veja novidades
Este conteúdo foi originalmente publicado em Google libera o uso do Gemini para crianças com menos de 13 anos; entenda no site CNN Brasil.