Um homem identificado como Paulo Roberto Estevam de Carvalho, apontado como líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na tríplice fronteira, foi preso na última quarta-feira (7) na zona leste de São Paulo.
A prisão ocorreu após uma operação conjunta da Polícia Civil de São Paulo com a do Acre. Segundo as investigações, Carvalho operava na região Norte do país, sendo um dos mais procurados da fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia.
De acordo com o delegado Roberth Alencar, do Departamento de Polícia da Capital e do Interior, “Paulo Baladeira”, como é conhecido, dava “ordens para execuções de membros de facções rivais e a coordenação de rotas de tráfico internacional de entorpecentes”.
Carvalho foi condenado em 2014 pelo Tribunal de Justiça do Acre devido a crimes relacionados ao tráfico de drogas, homicídios e organização criminosa. Desde aquele ano ele estava foragido no estado de São Paulo, mas mesmo distante tinha influência e controlava ações criminosas do outro lado do país, “especialmente nos municípios de Epitaciolândia, Brasiléia e no Departamento de Pando, na Bolívia”.
A Polícia Civil do Acre destacou que em São Paulo, a operação contou com informações cruciais para a localização e abordagem do foragido vindas do Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paul e do Departamento Estadual de Investigações Criminais.
Paulo Baladeira voltará nos próximos dias ao Acre para cumprir sua pena em regime fechado.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Homem apontado como líder do PCC na tríplice fronteira é preso em SP no site CNN Brasil.