O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, alertou nesta quinta-feira (8) para os prejuízos causados pelo compartilhamento de desinformação sobre as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“A gente vive um momento muitas vezes em que algumas informações são tratadas da forma errada, são distorcidas para gerar desinformação. Essa desinformação, nesse contexto, é muito prejudicial para a população brasileira, principalmente para os aposentados”, afirmou Carvalho durante coletiva de imprensa.
No dia 23 de abril, a Polícia Federal e a CGU deflagraram a Operação Sem Desconto, que revelou um esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões de aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024.
Desde a operação, golpistas passaram a abordar aposentados e pensionistas se passando por funcionários da Previdência, oferecendo a devolução de supostos valores descontados indevidamente.
De acordo com as investigações, foram identificados descontos associativos em aposentadorias e pensões que não foram autorizados. Os valores são pagos mensalmente a entidades e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas.
Por conta da operação, foram afastados cinco servidores do INSS e um policial federal por determinação judicial.
*Em atualização
Este conteúdo foi originalmente publicado em CGU: Desinformação é muito prejudicial para a população brasileira no site CNN Brasil.