Mais uma vez, milhares de pessoas se aglomeraram na Praça São Pedro na manhã desta quinta-feira (8) para ver o primeiro sinal de fumaça saindo da chaminé da Capela Sistina.
E, pela segunda vez, a fumaça era preta, o que significa que nenhum papa foi escolhido ainda, deixando uma sensação de decepção no ar.
As pessoas começaram a sair do local com a aproximação da hora do almoço, depois que os cardeais não conseguiram eleger um novo pontífice após dois novos turnos de votação na manhã desta quinta-feira (8).
A multidão rapidamente se retirou, embora muitos tenham dito que voltariam esta tarde para a quarta – e potencialmente quinta – rodada de votação.
“Eles precisam de um tempo”, falou Lydia, uma turista da Rússia. “Eu não esperava que eles escolhessem um novo papa hoje.”
“Adoro a atmosfera. Todos estão tão intrigados”, acrescentou.
Uma filipina disse que tinha vindo ver a fumaça na noite passada (7) e estava “um pouco decepcionada” com o resultado desta manhã (8) ter sido negativo novamente.
Ela relatou estar animada com o fato de o Cardeal Luis Antonio Tagle ser considerado um dos favoritos para se tornar o próximo papa. Ele seria o primeiro pontífice filipino.
“Se o Espírito Santo o conceder ao Cardeal Tagle, será uma grande honra para as Filipinas. Mas também é uma grande responsabilidade — uma grande pressão”, comentou ela.
Pessoas do mundo inteiro foram ao Vaticano.
Algumas estão em Roma apenas por alguns dias e esperam que as férias coincidam com a eleição de um novo papa.
Outras moram perto e dizem que continuarão voltando pelo tempo que for preciso.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Conclave: fiéis se decepcionam com fumaça preta no segundo dia no site CNN Brasil.