Índia X Paquistão: Veja antes e depois dos locais atingidos por ataques

Imagens de satélite da Maxar Technologies mostraram danos aos locais atingidos pelos ataques da Índia ao Paquistão.

As fotografias são em Muridke, na província de Punjab, antes dos ataques em 9 de abril de 2025 e após a ofensiva nesta quarta-feira (7). Veja:

Entenda o conflito entre Índia e Paquistão

A Índia lançou a “Operação Sindoor” nesta quarta-feira (7) — noite de terça-feira (6), no horário de Brasília — e atingiu “infraestrutura terrorista” tanto no Paquistão quanto na região da Caxemira administrada pelo Paquistão.

O exército paquistanês afirmou que 31 pessoas foram mortas nos ataques da Índia. De acordo com uma fonte sênior da defesa indiana, bombardeios paquistaneses mataram pelo menos 12 pessoas no lado indiano da fronteira de fato que divide a Caxemira.

O primeiro-ministro paquistanês descreveu o ataque como “um ato de guerra”, afirmando que os mortos “serão vingados”. Ele também afirmou que o Paquistão destruiu caças indianos em uma batalha aérea de uma hora.

Essa é uma grande escalada, que leva as duas nações vizinhas, que possuem armas nucleares, à beira de uma guerra total. O Paquistão diz ter abatido cinco jatos da Força Aérea Indiana e um drone.

A Índia não confirmou essas perdas. Fontes paquistanesas disseram que três dos cinco aviões abatidos eram caças Rafale — ativos valiosos da Força Aérea Indiana adquiridos de um fabricante francês.

A ofensiva indiana ocorre após homens armados matarem 26 pessoas, a maioria turistas, na Caxemira controlada pela Índia em abril. A Índia acusou o Paquistão de envolvimento, algo que o governo paquistanês nega.

A Índia, de maioria hindu, e o Paquistão, de maioria muçulmana, controlam partes da Caxemira, mas a reivindicam integralmente e já travaram três guerras pelo território.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Índia X Paquistão: Veja antes e depois dos locais atingidos por ataques no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.