O cineasta americano Spike Lee, 68, de filmes como “Malcolm X” (1992) e “Infiltrado na Klan” (2018), receberá o título de cidadão do Estado do Rio de Janeiro. O projeto, da deputada Dani Balbi, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) na terça-feira (6). Nas redes sociais, a política pede a vinda do artista ao Brasil para receber a honraria.
Ao longo da carreira, Spike Lee dirigiu grandes obras do cinema, encabeçando, inclusive, projetos no Brasil. O diretor visitou o Rio de Janeiro pela primeira vez em 1995, quando foi o responsável pelo clipe de “They Don’t Care About Us”, do cantor Michael Jackson. Já em 2014, gravou o documentário “Go Brazil Go!”, e falou com personalidades como Dilma Rousseff, Lula, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros.
“Esse reconhecimento é mais do que merecido. Ao longo de sua carreira, Spike Lee nos instiga a refletir sobre racismo e justiça social com coragem e sensibilidade, em obras marcantes como ‘Do the Right Thing’ e ‘Jungle Fever’”, escreveu Balbi nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Confira cinemas de rua para conhecer em São Paulo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Spike Lee receberá título de cidadão do Estado do Rio de Janeiro; entenda no site CNN Brasil.