Um SUV de luxo, importado e com preço que pode ultrapassar os R$ 600 mil zero quilômetro. A receita típica de produto que o consumidor considera com alta desvalorização na revenda. Será mesmo? Um estudo realizado pela Agência Autoinforme mostra que não. O Volvo XC90 apresentou a menor desvalorização entre os carros em 2024, com apenas 3.8% de decréscimo. Além da Volvo, Toyota e Ford lideram.
O estudo foi feito com 170 modelos divididos em três categorias: combustão, híbridos e elétricos. O objetivo da premiação é informar consumidores e fabricantes sobre a importância da retenção de valor como um fator de decisão de compra. Os carros avaliados têm marca de corte de 1.000 unidades comercializadas em 12 meses para combustão, 300 para híbridos e 100 nos elétricos. O período de referência do estudo foi entre novembro de 2023 e outubro de 2024.
Entre os veículos com motores a combustão, o Toyota Corolla foi o destaque geral, com uma depreciação de apenas 4,7%. Este índice consolidou o modelo como referência no segmento de sedãs médios. Outras categorias também foram lideradas por modelos que mantêm sua valorização no mercado, como a Fiat Strada (6%), na categoria de picapes pequenas, e a RAM Rampage (7,6%), no segmento de picapes médias-compactas.
Entre os SUVs, o Honda HR-V destacou-se como o mais valorizado entre os compactos (-7,7%), enquanto o Porsche Macan foi o líder no segmento médio, com uma desvalorização de 5,9%.
Eletrificados
No segmento de veículos híbridos, o Volvo XC90 foi o modelo com melhor desempenho, registrando uma depreciação de apenas 3,8%. O estudo ainda aponta Toyota Corolla Hybrid (-5,4%), líder entre os sedãs híbridos, e o Volvo XC60, que também apresentou o mesmo índice de desvalorização entre os SUVs médios híbridos plug-in. O BMW 330, no segmento de sedãs híbridos plug-in, teve uma desvalorização de 6,3%.

Na lista dos elétricos uma surpresa: o Ford Mustang Mach-E GT foi o campeão, com uma desvalorização de 5,2%. Com preço de R$ 486 mil, o SUV elétrico se destaca no pós venda. Considerando carros com maior volume de venda, o BYD Dolphin é o líder entre os hatchbacks compactos (-12,5%). O carro é um dos preferidos por motoristas de aplicativos.
Ranking de desvalorização 2024
Motores a Combustão
- Toyota Corolla (Sedã Médio): -4,7%
- Fiat Strada (Picape Pequena): -6%
- RAM Rampage (Picape Compacta): -7,6%
- Honda HR-V (SUV Compacto): -7,7%
- Chevrolet Onix (Hatch Compacto): -8%
- Volkswagen Virtus (Sedã Compacto): -8,4%
- Volkswagen Nivus (SUV Entrada): -9,1%
- Fiat Cronos (Sedã Pequeno): -9,2%
- Fiat Mobi (Hatch Entrada): -9,3%
- Porsche Macan (SUV Médio): -5,9%
Híbridos
- Volvo XC90 (Híbrido Plug-In/SUV Grande): -3,8%
- Toyota Corolla (Híbrido/Sedã): -5,4%
- Volvo XC60 (Híbrido Plug-In/SUV Médio): -5,4%
- BMW 330 (Híbrido Plug-In/Sedã): -6,3%
- BMW X6 (Híbrido Leve/SUV Grande): -7,7%
- Lexus UX 250 (Híbrido/SUV Compacto): -8,6%
- Kia Sportage (Híbrido Leve/SUV Médio): -8%
- Audi A3 (Híbrido Leve/Sedã): -9,5%
- GWM Haval H6 (Híbrido/SUV Médio): -11,2%
- Lexus RX 500h (Híbrido/SUV Grande): -12,2%
Ford Mustang Mach-E. • Foto: Divulgação
Elétricos
- Ford Mustang Mach-E GT (Esportivo): -5,2%
- BYD Dolphin (Hatch Compacto): -12,5%
- BMW IX1 (SUV Médio): -13%
- BMW IX (SUV Grande): -14,1%
- Volvo XC40 (SUV Compacto): -15,2%
- CAOA Chery iCar (Entrada): -22,1%
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Este conteúdo foi originalmente publicado em Toyota, Volvo e Ford são os carros com menor desvalorização; veja lista no site CNN Brasil.