Brasileiro recordista na maratona é suspenso e fica fora de Olimpíada 2028

Daniel Nascimento, atual recordista sul-americano na maratona, foi suspenso por cinco anos por doping. A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) anunciou a sanção nesta quarta-feira (07).

O brasileiro de 26 anos testou positivo para drostanolona, metenolona e nandrolona, três hormônios anabolizantes considerados substâncias proibidas.

O flagra aconteceu às vésperas das Olimpíadas de Paris e, como consequência, Daniel Nascimento ficou fora da disputa. Com a punição, ele também não participará dos Jogos de Los Angeles, em 2028. O atleta só voltará à disputar competições em julho de 2029.

A punição do brasileiro ainda poderia ter sido de seis anos, diante da decisão da AIU de julgar que houveram agravantes para o uso das substâncias proibidas, mas, posteriormente, a sanção foi reduzida. Daniel Nascimento reconheceu e admitiu a violação.

Recorde sul-americano segue

A AIU decidiu que todos os resultados de Daniel Nascimento após o dia 4 de julho, momento em que foi flagrado no doping, não teriam mais validade. Como bateu o recorde sul-americano da maratona antes disso (2h04min51s), o tempo foi mantido.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasileiro recordista na maratona é suspenso e fica fora de Olimpíada 2028 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.