Os 133 cardeais encarregados de escolher o próximo papa estão agora confinados na Capela Sistina. Câmeras não são permitidas no interior durante o conclave, mas antes do fechamento da capela, vimos os cardeais prestando seu juramento de sigilo.
Você deve ter notado que os cardeais usavam vestes vermelhas e anéis de ouro durante seus juramentos – ambos itens com um significado especial.
“Então, este é o anel que eles recebem quando são nomeados cardeais”, explicou Christopher Lamb, correspondente da CNN no Vaticano. “Portanto, é um anel especial para o cardeal e frequentemente simboliza algo relacionado às escrituras ou ao Evangelho.”
Ele observou que a ideia do anel é um símbolo do compromisso deles com seus papéis como cardeais.
As vestes vermelhas que os cardeais usavam são outro símbolo de sua fé.
“E, claro, os cardeais usam vermelho como um sinal de que estão dispostos a derramar seu sangue a serviço da fé”, disse Lamb. “Todos são símbolos que apontam para algo.”
Cardeais com vestimentas pretas
Uma imagem chamou a atenção nesta quarta-feira (7) durante o juramento dos cardeais para o início do conclave, na Capela Sistina. Três clérigos usavam uma batina preta, diferente dos demais colegas, que, em sua maioria, estão usando a conhecida veste vermelha e branca.
A cor da roupa que ele usa é diferente porque segue a Igreja de Rito Oriental, ou Católicas Orientais, que mantêm os seus próprios ritos litúrgicos, tradições e teologias, que datam da época anterior à divisão do cristianismo (Grande Cisma, 1054).
Elas são autônomas, com a sua própria organização e hierarquia, lideradas por um Patriarca, Arcebispo Maior ou Metropolita, que governa com um Sínodo de Bispos.
Cucúlio sobre a cabeça
O cardeal Mykola Bychok, integrante mais jovem do Colégio de Cardeais – o grupo que vota no conclave e escolhe o próximo papa – também chamou atenção durante a cerimônia de juramento, ao aparecer vestindo uma vestimenta preta sobre a cabeça.
O nome do item usado por Bychok, que tem apenas 45 anos, é cucúlio. A vestimenta tem uma tradição de séculos na Igreja Católica, e geralmente é vestida por monges no cristianismo oriental – como é o caso da Ucrânia, que fica a leste do Meridiano de Greenwich e tem história intimamente ligada ao cristianismo ortodoxo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Conclave: Saiba o significado simbólico das roupas usadas pelos cardeais no site CNN Brasil.