A cidade de São José registrou, desde janeiro, 2,6 mil acidentes de trânsito, totalizando oito mortes. São José ocupa o terceiro lugar em acidentes de trânsito em Santa Catarina, atrás apenas de Joinville e Florianópolis. Os dados, do Detran Santa Catarina, colocam a Guarda Municipal de São José em mobilização pelo Maio Amarelo — campanha mundial de conscientização sobre a segurança no trânsito.
Neste ano, a maioria dos acidentes envolveu automóveis (1,6 mil) e motocicletas (491). Ao longo de 2024, foram quase 9,3 mil sinistros de trânsito registrados, contra cerca de 9,1 mil acidentes ao longo de 2023.
O comandante da Guarda Municipal, Diego Molina, destacou que os dados de São José são impactados pelos acidentes no trecho da BR-101. “A principal causa continua sendo a imprudência, como uso de celular ao volante, direção sob efeito de álcool e outras ações humanas. Nenhuma sinalização ou fiscalização substitui a direção responsável”, afirmou.
A secretária de Segurança, Trânsito e Defesa Social, Andréa Luiza Grando, reforçou que a redução dos acidentes exige a participação de todos. “O Maio Amarelo reforça que a segurança no trânsito exige esforço coletivo. Enquanto o poder público atua na fiscalização e infraestrutura, cada cidadão deve adotar comportamentos seguros para reverter esses índices”, falou.
Evento no Multiuso
A Guarda Municipal integrou um evento em prol do Maio Amarelo, organizado pelo Detran Santa Catarina. As atividades aconteceram nos dias 5 e 6 de maio, no Centro Multiuso. A programação incluiu palestras educativas, simulações de resgate e atividades lúdicas para crianças.
O post Maio Amarelo: São José registra 2,6 mil acidentes de trânsito desde janeiro apareceu primeiro em Informe Floripa.