Funcionária morre e outra fica ferida após acidente em fábrica de calçados no RS


Caso aconteceu em 26 de abril, na Calçados Karyby, em Três Coroas. Presidente do Sindicato dos Sapateiros de Três Coroas afirma que houve derramamento acidental de solvente. Ministério do Trabalho e Emprego foi acionado. Vítima de acidente de trabalho, Viviani Aparecida de Moraes
Arquivo pessoal
A funcionária Viviani Aparecida de Moraes, de 54 anos, não resistiu aos ferimentos sofridos em uma ocorrência de trabalho no dia 26 de abril e morreu na manhã desta terça-feira (6), por volta das 11h40, no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre. A informação foi confirmada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), responsável pela unidade onde ela estava internada desde o dia do fato.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Viviani era uma das duas funcionárias da Calçados Karyby, em Três Coroas, que ficaram feridas durante o expediente naquele sábado, quando, segundo o presidente do Sindicato dos Sapateiros de Três Coroas, Erni Rinker, houve derramamento acidental de solvente. As trabalhadoras estavam em hora extra, conforme Rinker.
A outra funcionária, identificada como Vilciele Soares Mota, segue internada em um hospital em Parobé. A reportagem aguarda retorno da família sobre o estado de saúde de Vilciele.
Em nota divulgada nesta terça-feira, a Calçados Karyby lamentou a morte de Viviani e informou que suspendeu as atividades da fábrica nesta terça e quarta-feira (7) em sinal de luto. Veja abaixo na íntegra.
A Karyby afirmou também que abriu uma apuração interna para investigar as causas do caso e declarou que suas instalações seguem as normas de segurança do trabalho, com fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), realização de treinamentos periódicos e atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
O Sindicato, por sua vez, informou que acionou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontando possíveis irregularidades nas condições de trabalho. Em contato com a reportagem, a comunicação do MTE disse que a Ordem de Serviço para a fiscalização já foi emitida e que a vistoria na empresa deve ocorrer em breve.
Nota da Calçados Karyby
“Foi com muita tristeza que a Calçados Karyby recebeu a notícia do falecimento de sua colaboradora Viviani Aparecida de Moraes, na manhã desta terça-feira (6).
Viviani fazia parte da família Karyby há quatro anos e era muito querida por todos nós. Lamentamos profundamente sua partida e, em sinal de respeito e luto, informamos que não haverá atividades em nossa fábrica nesta terça e quarta-feira.
Seguiremos apoiando a família de Viviani, como temos feito desde o incidente do dia 26, em contato direto e integral com seus familiares e da colaboradora Vilciele Soares Mota, também envolvida naquele fato.
Estamos apurando as causas do ocorrido e seguimos colaborando com as autoridades competentes para prestar os esclarecimentos necessários. Nossas instalações seguem rigorosamente as normas de segurança do trabalho, com fornecimento adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), realização de treinamentos periódicos, além da atuação ativa da CIPA e da promoção anual da SIPAT.
Com base nos resultados da apuração, adotaremos as medidas necessárias para fortalecer ainda mais a segurança e o cuidado dos nossos colaboradores.”
Nota Sindicato dos Sapateiros
“É com profunda tristeza e consternação que o Sindicato dos Sapateiros de Três Coroas manifesta seu pesar pelo grave acidente ocorrido na empresa Calçados Karyby Ltda, que ocasionou graves lesões a duas trabalhadoras.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com as famílias, amigos e colegas das vítimas, destacando-se que estamos à disposição para prestar todo o apoio necessário, sempre respeitando a privacidade das vítimas e de seus familiares neste momento delicado.
A entidade acompanha de perto a apuração das circunstâncias junto aos órgãos competentes desde a data da ocorrência do fato, e reafirma seu compromisso com a defesa da vida e da saúde das trabalhadoras e trabalhadores. Este trágico episódio evidencia, mais uma vez, a urgente necessidade de cumprimento rigoroso das normas de segurança no ambiente de trabalho.
A prevenção de acidentes deve ser prioridade absoluta. A negligência com as condições de trabalho pode legar consequências irreparáveis. Por isso, esperamos que as responsabilidades sejam apuradas, e que medidas concretas sejam adotadas para garantir a segurança de todos (as) nas fábricas e demais ambientes laborais, nos termos da lei.
Seguiremos atentos e atuantes na cobrança por justiça, respeito e dignidade para todas as trabalhadoras e trabalhadores.
Três Coroas, 30 de abril de 2025.
A Diretoria”
Um terço das vítimas de acidentes de trabalho têm de 15 a 29 anos, segundo Fiocruz
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.