O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, criticou nesta terça-feira (8) o movimento do Congresso Nacional para derrubar os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à lei que disciplina a exploração do potencial eólico offshore (em mar aberto) no Brasil.
A declaração foi realizada durante o anúncio da aquisição de parte da Agência iNFRA pelo grupo Esfera Brasil, do presidente-executivo da CNN, João Camargo.
De acordo com o ministro, o MME não deve se articular isoladamente para evitar a derrubada dos vetos. Silveira afirmou que esse movimento deve ser feito pelo governo.
O ministro disse ser legítimo que os deputados e senadores façam mudanças no texto, mas defendeu que haja um planejamento.
De acordo com entidades do setor, as contas de energia no Brasil podem ficar 9% mais caras caso o incentivo à geração de energia a carvão volte a incorporar o marco das eólicas offshore.
Especialistas: Brasil pode liderar transição para mercado de baixo carbono
Este conteúdo foi originalmente publicado em Silveira: Ministério não deve atuar sozinho para evitar derrubada de vetos no site CNN Brasil.