Um grupo de torcedores do Corinthians querem arborizar os arredores da Neo Química Arena. Coalizão Pelo Clima, Coletivo Democracia Corinthiana e Gaviões da Fiel, além de outras entidades, formaram o “Corredor Ecológico Corinthiano”.
De acordo com a proposta do CEC, a ideia é tornar os espaços áridos e quentes ao redor do estádio do Corinthians em ambientes “menos hostis” por meio da arborização estratégica.
Vale lembrar que a Neo Química Arena conta com dois grandes estacionamentos nos setores leste e oeste, com poucas árvores.
Veja nota oficial do movimento:
“O Corredor Ecológico Corinthiano é uma ação proposta pela Coalizão Pelo Clima, Coletivo Democracia Corinthiana e Gaviões da Fiel, dentre outras entidades, grupos e movimentos da sociedade civil. Com o intuito de arborizar o entorno da Arena Corinthians, tornando espaços áridos e quentes em locais menos hostis por meio da arborização estratégica.
View this post on Instagram
Plantar árvores é uma solução eficaz contra os consequências das emergências climáticas causadas pela ação humana, como enchentes e ilhas de calor. Além disso, essa prática ajuda a combater a falta de espaços naturais e áreas de lazer nas periferias ao melhorar a qualidade do ar, regular temperaturas e sensação térmica.
O Corredor Ecológico Corinthiano não só diminuirá os efeitos das mudanças climáticas na região, mas também se alinha aos valores históricos do Sport Club Corinthians Paulista: entidade fundada por operários, nascida da resistência popular contra o elitismo e permanentemente ligada às lutas do povo pobre, periférico e oprimido.
Você sabia que a Zona Leste é a região que tem algumas subprefeituras, como Itaim Paulista e Sapopemba, com a menor densidade de árvores por habitantes de toda a capital. E até mesmo em Itaquera, que tem a APA Carmo, os bairros enfrentam grandes desafios relacionados à falta de vegetação e espaços naturais, impactando na qualidade de vida dos moradores.
Vem somar com a gente!!!”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Torcida do Corinthians prepara “corredor ecológico” ao redor da Arena no site CNN Brasil.