O aplicativo de entregas Rappi divulgou nesta segunda-feira (5) o plano de investimentos de R$ 1,4 bilhão na operação brasileira até 2028.
40% do aporte, cerca de R$ 520 mil, será destinado à área de restaurantes, com a isenção de tarifas de intermediação para todos os estabelecimentos, atuais e novos parceiros, até o dia 31 de julho.
O objetivo da dispensa de pagamento é atingir 60 mil restaurantes cadastrados ainda em 2025. Hoje, 30 mil restaurantes estão presentes no Rappi.
A medida será implantada de forma gradual por todo o país. Em paralelo, a empresa prevê consolidar-se em mais de 300 maiores municípios brasileiros até 2028.
A contrapartida para a isenção é que os restaurantes ofereçam o Rappi em sua versão mais barata.
“Não se trata apenas de isentar uma tarifa, mas de repensar o modelo de forma transparente. Queremos ser protagonistas na construção de um delivery mais transparente e eficiente para todos os envolvidos nesse ecossistema”, afirma o CEO do Rappi no Brasil, Felipe Criniti.
Apesar da área de restaurantes representar 20% do volume total do negócio do Rappi, ela é a principal porta de entrada para o app: 80% dos novos usuários chegam organicamente com foco nessa categoria.
O executivo prevê que a isenção estimule novos pedidos no aplicativo e impulsione o volume de vendas dos restaurantes parceiros sem comprometer as respectivas margens de lucro.
28% do investimento, R$ 364 mil, será direcionado ao Rappi Turbo — serviço de entregas ultrarrápidas, que já é a segunda maior operação da empresa no mundo. O restante será destinado à melhoria de processos operacionais, com foco em eficiência logística e experiência do usuário.
Segundo dados da plataforma de pesquisa alemã Statista, o mercado de delivery de comida no Brasil deve atingir uma receita de US$ 21,18 bilhões em 2025, com uma taxa de crescimento anual de 7,05%.
Informações da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontam que 78% dos restaurantes adotam serviços de delivery.
O mercado de aplicativos está em disputa. Em abril, a 99 vai relançar no Brasil o serviço de entrega de comida da plataforma, 99Food. A expectativa é que o aplicativo, descontinuado em 2023, esteja disponível novamente a partir da metade deste ano.
O aplicativo de entregas chinês, Meituan, se prepara para trazer sua operação para o Brasil. A expectativa é que a Meituan comece a fazer entregas no país no fim deste ano e no início de 2026.
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Este conteúdo foi originalmente publicado em Rappi vai investir R$ 1,4 bi no Brasil e isentar restaurantes de taxas no site CNN Brasil.