
Um bloqueio atmosférico impedirá a formação de chuva ao longo desta primeira semana de maio no Estado de São Paulo, provocando elevação das temperaturas e queda nos índices de umidade relativa do ar.
O alerta é da Defesa Civil do Estado que aponta, na capital paulista, temperaturas variando entre 17°C nas madrugadas e 30°C durante as tardes, o que caracterizando uma grande amplitude térmica.
No interior do Estado, os termômetros poderão variar ainda mais.
Na região de Presidente Prudente, as temperaturas podem chegar aos 35°C com mínimas de 20°C, e nas regiões de Marília e Ribeirão Preto, máximas podem bater os 34°C e mínimas de 20°C.
Nas regiões de Campinas e Sorocaba, as máximas poderão chegar a 33°C e as mínimas, 18°C.
Baixa umidade relativa do ar
O destaque fica também para estas regiões do interior paulista onde a umidade relativa do ar poderá atingir níveis críticos, em torno de 30% ou menos.
Ainda de acordo com a Defesa Civil de SP, a situação exige atenção redobrada com a saúde, especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
A previsão indica que a chuva deve retornar apenas no sábado (10).
A recomendação é que a população evite a prática de atividades físicas nas horas mais quentes do dia, mantenha-se hidratada, umidifique os ambientes e busque abrigo do sol, especialmente entre 10h e 16h.