Filmes paraibanos serão exibidos em Paris


Mostra reúne filmes produzidos na Paraíba entre 2020 e 2024, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado. Filmagens de “A Fome de Lázaro”, em 2020, no sertão paraibano.
Divulgação
Cinco produções audiovisuais da Paraíba serão exibidas na próxima quinta-feira (9) em Paris, na Primeira Mostra de Curtas-metragens Paraibanos, promovida pela associação La Terreirada.
O evento faz parte do novo Ano do Brasil na França, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os países.
Leia também: Prefeito confirma show de Roberto Carlos no Busto de Tamandaré nos 440 anos de João Pessoa
Com sessão gratuita às 19h, a programação tem apoio do edital Arte na Bagagem, da Secretaria de Cultura da Paraíba (Secult).
Os filmes, produzidos entre 2020 e 2024, foram selecionados pelo curador Bertrand Lira e incluem títulos premiados em festivais como Gramado, Cannes e Visions du Réel (Suíça). Entre os destaques estão “Cercas” (2022), de Ismael Moura, que já passou por 40 festivais em 10 países; e “Nua” (2024), de Fabi Melo, vencedor de cinco prêmios no Fest Aruanda 2024.
A programação ainda reúne “A Fome de Lázaro” (2020), exibido na Índia e Rússsia; “Céu” (2022), documentário sobre uma artesã quilombola; e “Remoinho” (2020), de Tiago Neves, que terá a presença da atriz Celly Farias na sessão.
A La Terreirada, que promove cultura brasileira na França desde 2017, pretende organizar novas mostras para divulgar o cinema paraibano no exterior.
“Foi muito difícil extrair da cinematografia de curtas-metragens da Paraíba cinco obras que dessem uma visão da diversidade e criatividade do que é produzido aqui. A ideia e elaborar novas mostras para difundir nossa produção em outros países”, afirmou Bertrand Lira.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.