No último domingo (4), uma lancha que transportava quatro pessoas da mesma família pegou fogo enquanto navegava pela Represa Guarapiranga, na zona sul de São Paulo. O caso ocorreu durante a manhã e mobilizou equipes da Marinha, da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do Corpo de Bombeiros.
A embarcação, que foi identificada como lancha Uruçu, era de porte médio e acabou afundando após o incêndio. Segundo a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), as circunstâncias do ocorrido ainda serão apuradas.


“A equipe que atendeu a ocorrência realizou a perícia necessária para obter os dados preliminares e coletar informações que subsidiarão o Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), já instaurado“, informou a Marinha, em nota.
Os passageiros, um casal e duas crianças, estavam a bordo quando ouviram uma explosão, mas não visualizaram sinais de fogo, segundo informou a GCM. Por isso, permaneceram na lancha até que uma pessoa que passava de bote se aproximou para alertá-los. Depois, essa mesma pessoa ajudou no resgate e levou a família até um clube próximo.
Felizmente, ninguém ficou ferido, e os quatro não precisaram ser encaminhados a hospitais. A Marinha aproveitou para reforçar que “os proprietários e condutores devem fazer a manutenção preventiva das embarcações, e observar sempre a presença de material de combate a incêndios”.
A nota também destaca a necessidade do uso de coletes salva-vidas e o papel da população na prevenção de acidentes: “nas denúncias e emergências náuticas por meio do telefone 185”.
Veja o vídeo: