A força ancestral do benzimento ganha expressão artística, sensível e contemporânea com a retomada da Roda de Benção, conduzida por Camila Benzedeira, no Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. As próximas edições do encontro estão marcadas para os dias 07 e 21 de maio, 25 de junho e 23 de julho, com início às 17h.
A primeira Roda da temporada 2025, nesta quarta-feira (7), será em homenagem às mães, considerando que em 11 de maio será comemorado o Dia das Mães. Dessa forma o reforço do convite vai para as matriarcas e suas crianças – independente da idade. Afinal, conforme a própria Camila explica, essa é uma benção coletiva que alinha: saberes ancestrais colhidos no invisível da natureza da Ilha da Magia, com os saberes científicos que ela recebeu nas graduações de Psicologia, Pedagogia e formações de arte e comunicação.
“Essa é uma experiência que traz o ofício de Benzer, patrimônio imaterial de Floripa, para a comunidade com uma experiência de reflexão contemporânea”, reflete Camila. Ela explica, ainda, que a Roda de Benção é uma celebração coletiva e ecumênica que reconecta os participantes com a tradição do benzimento popular, por meio de uma linguagem intuitiva.
A experiência tem cerca de 60 minutos de duração. Enquanto Camila conduz um ritual de limpeza energética, utilizando ervas, incenso e cânticos, ativa os elementos fogo e ar como instrumentos de purificação. A vivência segue com músicas e partilhas emocionais, que acolhem os sentimentos dos presentes, proporcionando acolhimento e elevação da energia pessoal e coletiva.
Camila explica que benzer é bendizer, propagar o amor por si e pelo próximo. De acordo com ela, para essa nova temporada, o Roda de Benção sai dos palcos do teatro e volta a ter um contato ainda mais próximo do público. Neste formato, grupos de cerca de 40 pessoas, receberão o benzimento coletivo e, ainda, aprenderão a arte de se benzer.
A temporada Roda de Benção 2025 é uma realização do Edital Circuito Catarinense de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc – PNAB / SC – 2024, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura, Governo Federal. A produção é da Camila Gomes em parceria com a MAF Economia Criativa, e apoio do Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC.
SERVIÇO
O que: Roda de Benção com Camila Benzedeira
Quando: dias 07 e 21 de maio, 25 de junho e 23 de julho, com início às 17h.
Local: Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC | Praça XV de Novembro, 227, Centro, Florianópolis
Entrada: Gratuita
O post Roda de Benção retorna ao Palácio Cruz e Sousa com novas datas e com Camila Benzedeira apareceu primeiro em Informe Floripa.