Nesta sexta-feira (02), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) comentou a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante das descobertas feitas pela operação realizada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) – que mirou um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Diante da pressão, Lula demitiu o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT) nesta sexta-feira (02).
Ivan afirmou que Lula foi “ágil” e que o PSOL, embora apoie o governo Lula, repudia atos de corrupção – principalmente os que atingem trabalhadores.
“Esse é um tema muito sensível para a sociedade. Eu quero manifestar em nome do PSOL, aqui, a nossa repugnância a qualquer esquema de corrupção que ataque direitos dos trabalhadores. Golpes que significam atingir pessoas muito vulneráveis, analfabetos, às vezes, pessoas com deficiência, idosos”, pontuou.
Lupi é a 11ª troca na Esplanada dos Ministérios no terceiro mandato do presidente Lula, sendo a oitava demissão. A última havia ocorrido há menos de um mês, com Juscelino Filho deixando o Ministério das Comunicações após ser denunciado por desvio de emendas parlamentares.
Via redes sociais, Lupi disse que continuará “acompanhado de perto e colaborando” com o governo para que aposentados e pensionistas que tenham tido descontos indevidos sejam ressarcidos “integralmente”.
Ivan Valente também comentou a possibilidade de que uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] seja instaurada na Casa, mesmo sem o apoio da base do governo.
“Lá na Câmara dos Deputados, 171 assinaturas, com a polarização que estamos vivendo, é a coisa mais fácil de obter. Então, isso não é o problema, o problema [descobrir] é a verdade”, completou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ivan Valente: Acho que Lula foi ágil ao reagir à crise do INSS no site CNN Brasil.