Um tubarão que vive nas profundezas oceânicas surpreendeu uma dupla de pescadores que navegava no mês passado pelas águas de San Cristóbal, em Grã-Canária (Espanha), situada nas proximidades da costa noroeste da África.
O raro exemplar de tubarão-duende, que costuma ser chamado de “alienígena” por causa da sua aparência e das características da mordida, apareceu diante de Marcos Hernández e Ramón Santana, que estavam buscando merluzas e percas.




Inicialmente, o animal nadou ao redor do barco da dupla de pescadores local. Depois, repentinamente, pôs a cabeça para fora e exibiu os seus dentes afiados.
Marcos e Ramón não tinha ideia da espécie com que eles lidavam. Só depois de pesquisa na web, eles souberam se tratar de um tubarão-duende.
“Quando ele chegou à superfície, não sabíamos o que era”, recordou Marcos, de acordo com o “Canarias Ahora”. “A verdade é que a princípio confundimos com um peixe-agulha, por causa do bico, e depois percebemos que não, era talvez um peixe-couro, e depois de pesquisar na internet descobrimos o que era”, acrescentou ele.
Biólogos
De acordo com biólogos, esta foi a primeira vez em que um tubarão-duende foi avistado nadando no arquipélago.
O tubarão-duende é uma espécie que habita águas profundas e raramente é visto vivo. Foi descrito pela primeira vez em 1898, e é acreditado ser uma das espécies dos mais antigos tubarões existentes no mundo atual. Observe abaixo como é a insólita mordedura do animal:
Oh nothing, just a goblin shark sticking its mouth OUT OF ITS MOUTH pic.twitter.com/GT5TrQmCI5
— Sophia Gad-Nasr (@Astropartigirl) May 11, 2019