Trump tenta revogar status de proteção de imigrantes venezuelanos

O governo do presidente americano, Donald Trump, pediu à Suprema Corte dos Estados Unidos nesta quinta-feira que intervenha em sua tentativa de revogar o status de proteção temporária de mais de 300 mil imigrantes venezuelanos, o que abriria caminho para suas deportações dos EUA.

O Departamento de Justiça solicitou que os juízes suspendam a decisão de um juiz federal que impediu a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, de encerrar o status legal temporário anteriormente concedido a alguns venezuelanos.

“Enquanto a decisão estiver em vigor, (Noem) tem que permitir que centenas de milhares de cidadãos venezuelanos permaneçam no país, apesar da sua conclusão fundamentada de que isso é ‘contrário ao interesse nacional’”, escreveram advogados do Departamento de Justiça em documentos judiciais.

O Status de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês) é um programa humanitário disponível para pessoas que não podem retornar com segurança ao seu país de origem devido a desastres naturais, conflitos armados ou outros eventos extraordinários.

O pedido do governo foi feito no âmbito de um processo movido por um grupo que inclui vários venezuelanos que vivem nos EUA e pela Aliança Nacional do TPS, organização que defende imigrantes que receberam o status de proteção temporária.

A Suprema Corte determinou que os autores da ação respondam ao pedido do governo até 8 de maio.

O processo contesta a decisão de Noem, em fevereiro, de encerrar parte da designação de TPS para a Venezuela, revertendo uma medida do governo dos EUA sob o ex-presidente Joe Biden, que havia prorrogado essas proteções para os cidadãos venezuelanos. As proteções estavam em vigor desde 2021.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump tenta revogar status de proteção de imigrantes venezuelanos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.