Fraude do INSS: golpistas se passam por servidores e prometem agilizar devolução do dinheiro a aposentados


Bandidos abordam os aposentados por telefone ou mensagens de WhatsApp se passando por funcionários do INSS. Ministério da Previdência faz alerta contra golpe do INSS
Criminosos estão se aproveitando da fraude do INSS para tentar tirar mais dinheiro dos aposentados e pensionistas. Os golpes acontecem depois que a PF revelou um amplo esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), levando a um prejuízo que pode chegar a R$ 6,3 bilhões .
Os bandidos abordam os aposentados por telefone ou mensagens de WhatsApp se passando por funcionários do INSS e utilizam os dados da vítima para prometer a devolução do dinheiro descontado indevidamente.
Veja os principais golpes contra beneficiários e como se proteger
O Ministério da Previdência Social divulgou no site oficial um alerta contra o novo golpe. Segundo o órgão, a AGU ainda estuda a melhor forma de devolver o dinheiro, que deve acontecer em maio. Veja abaixo:
“Ministério da Previdência Social alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para não acessarem link enviado por e-mail, aplicativo de mensagem, ou outro meio, informando sobre “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas”. Os valores descontados no mês de abril ficarão retidos, conforme informado pela Controladoria Geral da União (CGU), e serão devolvidos na folha de maio – que vai de 26 de maio a 6 de junho.
O ressarcimento dos valores relativos a mensalidades não reconhecidas pelos beneficiários descontados antes de abril deste ano serão avaliados por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU), que estudará a melhor forma de devolver o dinheiro.
O Ministério da Previdência recebeu denúncia de segurados que estariam sendo abordados por golpistas com a oferta de “agilizar o recebimento dos atrasados descontados pelo INSS”. Cuidado, é golpe!”
PF acusa 3 diretores no INSS de embolsar milhões para manter fraudes iniciadas em 2019
Jornal Nacional/ Reprodução
Como saber se tive valores descontados?
Para descobrir se houve descontos indevidos, o aposentado ou pensionista deve consultar o extrato do INSS. No documento, estão todas as retiradas, tanto de crédito consignado como de mensalidades associativas.
Veja o passo a passo:
Acesse o app ou site Meu INSS
Faça login com CPF e senha do Gov.br
Clique em “Extrato de benefício”
Em seguida, clique sobre o número do benefício
Na próxima tela, irá aparecer o extrato
Basta, então, verificar descontos de mensalidades associativas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.