31 anos sem Ayrton Senna: evento reúne fãs para celebrar o legado do ídolo

Há 31 anos o Brasil perdia um de seus maiores ídolos no esporte: Ayrton Senna. Para celebrar a vida do piloto, o maior evento em tributo ao Beco, como era chamado na infância, retorna para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para sua 20ª edição, hoje (1).

Os participantes terão uma programação variada ao longo do dia: corrida kids, homenagens, exposições, lojas oficiais e ativações.

“O esporte, especialmente a corrida de rua, tem forte conexão com a marca Senna, porque trazemos em nosso DNA os valores do Ayrton para inspirar as pessoas a superarem seus limites e a serem a melhor versão de si mesmas em todos os aspectos da vida. Realizar o Ayrton Senna Racing Day em 1º de maio é uma maneira de celebrar a vida de Ayrton, e alcançar a marca de 20 edições com recorde de público mostra como ele continua presente influenciando positivamente a sociedade”, afirma Bianca Senna, CEO da Senna Brands e sobrinha do piloto.

Neste ano, o formato da corrida também traz mudanças, com o percurso sendo definido pelo total de voltas completas no traçado oficial do autódromo, ao invés da distância em quilômetros. A primeira largada aconteceu às 6h, com um trajeto de uma volta (4.1km). Já às 7h30, ocorreu a largada simultânea dos percurso de duas (8.3 Km) e três voltas (12.5Km).

A Senninha Racing Day também ganha espaço em Interlagos, com uma corrida de obstáculos para crianças de 2 a 12 anos com a temática do Senninha, personagem infantil lançado pelo próprio Ayrton Senna para transmitir para as novas gerações valores positivos e mensagens ambientais e de respeito ao próximo. A corrida kids acontece em um espaço coberto do autódromo, e terá a presença dos personagens Senninha e Becão.

Imersão na história de Senna


Acervo com a história de Senna traz novidades em 2025
Acervo com a história de Senna traz novidades em 2025 • Foto: Divulgação/ Senna Brands

Além da corrida, o evento coloca os participantes dentro da história de Ayrton Senna. A exposição conta com 29 itens pessoais e de corrida do ídolo mundial, cedidos pela família do piloto.

O acervo inclui relíquias como macacões, capacetes e troféus de corrida, com marcos importantes da carreira de Ayrton, desde os primeiros passos no kart, passando pela Fórmula Ford e Fórmula 3, até a consagração na Fórmula 1.

O público verá de perto pela primeira vez a faixa original exibida pela seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 1994, com a mensagem “Senna, aceleramos juntos, o Tetra é nosso”, doada oficialmente para o acervo da família por ex-jogadores que estarão presentes no evento. Outro destaque é o suéter usado por Senna ao dar o pontapé inicial de um amistoso de futebol em Paris, às vésperas daquele Mundial.

O público presente também poderá ter a chance de pilotar super carros de luxo no autódromo de Interlagos. O “Drive Experience” do Super Carros – Gramado estará presente com mais de 10 modelos de carros, que podem ser alugados para uma experiência em alta velocidade, após o encerramento de todas as baterias da corrida de rua.

“Essa é uma prova que atrai tanto os fãs do Ayrton Senna e do automobilismo quanto os amantes das corridas de rua, por proporcionar a experiência única de estar dentro da pista do autódromo. Além disso, organizamos com muito cuidado momentos que tornam o evento ainda mais especial, como ativações de patrocinadores e a exposição que emociona ao contar a trajetória de um ídolo de todos os brasileiros”, conta Shayene Metri, diretora de eventos da Vega Sports.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em 31 anos sem Ayrton Senna: evento reúne fãs para celebrar o legado do ídolo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.