Um tiroteio entre policiais militares e criminosos no Engenho da Rainha, Zona Norte do Rio, terminou com a morte de Gabriel dos Santos Vieira, de 17 anos, na noite desta quarta-feira (30).
O adolescente estava na garupa de uma moto de aplicativo, a caminho do trabalho, quando foi atingido por vários disparos nas costas e morreu no local. O condutor da moto, Vanderson Ferreira Nascimento Pinto, de 40 anos, também foi baleado e levado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
De acordo com a PM, o confronto ocorreu por volta das 22h, quando uma equipe da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Complexo do Alemão tentou abordar um veículo suspeito.
Segundo os policiais, os ocupantes do carro atiraram contra a equipe, dando início a um confronto. Durante a troca de tiros, Gabriel e o mototaxista foram atingidos.
Familiares relataram que Gabriel morava no Complexo do Alemão e trabalhava como assistente de pizzaiolo e bailarino. Na noite do ocorrido, ele havia sido contratado para dançar em uma festa de debutante em Madureira e estava indo para o evento.
Em nota, a assessoria de imprensa da corporação informou que a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) instaurou um procedimento para apurar o caso.
As armas dos policiais foram recolhidas e entregues à perícia. A Delegacia de Homicídios da Capital está conduzindo as investigações, e a Polícia Militar informou que está colaborando com os trabalhos.
Em 2025, o Instituto Fogo Cruzado registrou 15 adolescentes baleados na Região Metropolitana do Rio, sendo 6 mortos e 9 feridos. No Brasil, adolescentes entre 12 e 17 anos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, estão em uma faixa etária protegida, mas ainda assim continuam sendo vítimas da violência.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Dançarino morre durante tiroteio entre PMs e suspeitos na zona Norte do Rio no site CNN Brasil.