Dia das Mães: vendas no comércio eletrônico devem subir a R$ 9,7 bilhões

Mesmo com a alta de 0,43% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo — 15 (IPCA-15) em abril, a prévia da inflação, o consumidor brasileiro deverá gastar mais nesse Dia das Mães — ao menos no comércio eletrônico

As vendas no setor devem alcançar R$ 9,73 bilhões no período que antecede a data. O valor representa um crescimento de 14,5% em relação aos R$ 8,48 bilhões no mesmo intervalo de 2024, mostram dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Expectativa é que sejam realizadas 16,7 milhões de pedidos no e-commerce, podendo alcançar um ticket médio de R$ 579. Em 2024, esse número foi de 15,97 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 531,13. 

O crescimento real previsto para o período é de 4,9%, considerando o índice de inflação. Os itens mais procurados pelos consumidores, conforme a pesquisa, são de moda, perfumaria, eletroportáteis, eletrônicos, flores e joias. 

Mauricio Salvador, presidente da ABComm, ressalta que a data comemorativa mostra que o comércio online se consolidou como um canal de compra para presentes.

Para ele, praticidade, prazos de entrega curtos e possibilidade de comparar preços são fatores decisivos aos consumidores. 

“A expectativa é positiva e mostra que o setor deve manter a trajetória de crescimento, mesmo em um cenário econômico desafiador”, diz. 

Para a ABComm, uma boa estratégia para aumentar o número de vendas no período é antecipação das campanhas e o fortalecimento da logística. Ao fazer isso, os comerciantes poderão atender melhor os clientes e a alta demanda do Dia das Mães

Salvador acredita na expectativa de crescimento para 2025, mesmo com os preços aos consumidores pressionados pela inflação. Nos 12 meses até abril, o indicador passou a subir 5,49%, de 5,26% no mês anterior. 

“A cada ano, em média, quatro milhões de brasileiros compram pela primeira vez. Em tempos de crise, o consumidor prefere a internet, por ter percepção de preços mais baratos e conseguir comparar melhor”, afirma. 

Preço do café salta 77% em um ano na inflação de março, mostra IBGE

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dia das Mães: vendas no comércio eletrônico devem subir a R$ 9,7 bilhões no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.