Donovan Mitchell marcou 22 pontos, e o Cleveland Cavaliers garantiu um sweep de 4-0 na primeira rodada dos playoffs da NBA ao vencer o Miami Heat por 138-83 na noite da última segunda-feira (28). A diferença de 55 pontos foi a quarta maior margem em um jogo de playoffs na história da liga.
De’Andre Hunter, Ty Jerome e Evan Mobley contribuíram para a goleada, enquanto Jarrett Allen terminou com 14 pontos, 12 rebotes e seis roubadas de bola no primeiro tempo. Pelo Heat, Nikola Jović, que ficou no banco no primeiro quarto, anotou 24 pontos – recorde em playoffs –, e Bam Adebayo somou 13 pontos e 12 rebotes.
A vitória no Jogo 4 classificou os Cavaliers, primeiros colocados na Leste, para as semifinais de conferência, encerrando a temporada do Miami Heat, décimo colocado. A derrota por 55 pontos superou o recorde anterior da franquia, de 37 pontos, estabelecido dois dias antes no Jogo 3.
“Fomos humilhados, mas eles (Cavaliers) tiveram grande parte nisso”, admitiu o técnico do Heat, Erik Spoelstra. “Nenhum de nós imaginaria essa série terminando assim após nossas duas vitórias no play-in. Eles elevaram o nível e nos deixaram para trás nos últimos jogos.”
Cleveland dominou desde o início, vencendo o primeiro quarto por 43-17. Após uma breve liderança de 3-2 do Miami, os Cavaliers fizeram uma sequência de 13-0 e depois outra de 15-0, ampliando para 35-8.
“Grande liderança nos primeiros cinco minutos, garantida pelos nossos titulares. Depois, quando o nosso banco entra, não perdemos o ritmo — ficamos mais fortes”, elogiou o técnico Kenny Atkinson. “Chegamos com a mentalidade certa e não recuamos, o que é raro.”
Com a classificação, Cleveland aguarda o vencedor da série entre Boston Celtics e Atlanta Hawks.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cavaliers varrem Heat e avançam com maior vitória da história dos playoffs no site CNN Brasil.