Região Serrana de Santa Catarina fica coberta com geada e registra -1,9°C

A Região Serrana de Santa Catarina amanheceu coberta de uma grande geada e registrou temperaturas negativas ao longo de toda manhã desta terça-feira (29).

A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Vale do Caminhos da Neve, que fica próxima à cidade de São Joaquim, registrou a temperatura mínima de -1,9°C, às 11h.

O fenômeno transformou a paisagem em um cenário branco e congelado. Imagens feitas pelo fotojornalista Mycchel Legnaghi, e cedidas à CNN, mostram a vegetação totalmente sob os cristais de gelo.

Além de São Joaquim, outras cidades da Serra Catarinense também registraram geada nesta manhã, como Bom Jardim da Serra e Urupema, reforçando a força da massa de ar frio que atua na região.

Frente fria na Região Sul

Uma frente fria que está se deslocando para a Região Nordeste e atuando sobre a Região Sudeste impulsionou o avanço de uma massa de ar polar, trazendo ar seco e frio para Região Centro-Sul do Brasil. A previsão é de que o frio persista nos próximos dias, com temperaturas amenas e baixa pluviosidade.

O outono, estação de transição, terá temperaturas baixas impulsionadas pela massa de ar polar, especialmente na Região Sul do país. O resfriamento também será sentido no sul de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

As temperaturas na Região Sul serão as mais baixas do país, com previsão de geada em diversas áreas. A geada é um indicador de frio forte, pois exige temperaturas baixas para se formar.

A formação da geada ocorre quando o resfriamento intenso da superfície, durante a madrugada, em noites de céu limpo, vento fraco e ar seco, congela o orvalho. Essas condições indicam a presença de uma forte massa de ar polar, com frio tanto no ar quanto no solo.

A semana será marcada por chuvas na faixa oeste do Rio Grande do Sul, litoral de São Paulo, norte paulista e norte de Mato Grosso, onde podem ocorrer pancadas isoladas. No restante do Centro-Sul, o tempo será de sol, céu aberto e ar seco, com sensação de frio pela manhã e temperaturas mais amenas à tarde.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Região Serrana de Santa Catarina fica coberta com geada e registra -1,9°C no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.